GEOGRAFIA E SENSORIAMENTO REMOTO NO ENSINO MÉDIO: A DINÂMICA DO CLIMA E AS QUEIMADAS NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v11i1.7771

Resumo

O presente trabalho apresenta uma atividade pedagógica que foi planejada com a temática do clima, para transitar por elementos epistemológicos, metodológicos e tecnológicos com o uso do sensoriamento remoto (SR) e de Banco de Dados (BDs) na escola. A atividade foi aplicada na disciplina de Geografia do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (CA/UFSC), com turmas do terceiro ano do ensino médio. A prática ficou delimitada na dinâmica do clima e na ocorrência de queimadas em Domínios Morfoclimáticos do Brasil. Como objetivos específicos, esse processo almejou: desenvolver a compreensão de elementos para a cultura da prevenção e da mitigação dos impactos causados pelos fenômenos naturais; incorporar o uso do SR e das geotecnologias para conhecer, analisar e apresentar fenômenos geográficos; proporcionar pesquisa, curadoria e publicação de informações e conhecimento geográfico com escala regional, nacional e global de temas relacionados ao clima. O maior desafio foi a incorporação do SR e do BDs, pois essa prática contemplou uma turma de estudantes onde os cenários tecnológicos eram escassos de recursos. Ao longo de sua aplicação, em todas as turmas, o envolvimento dos estudantes com as atividades e os registros produzidos configuraram um bom resultado de conhecimento com o uso de SR e de BDs na escola. É esperado que essa atividade amplie as possibilidades pedagógicas e científicas com as geotecnologias, pois a forma como foi planejada possibilita ela ser incorporadas como prática pedagógica em diferentes escolas de ensino médio do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Vagner Peron de Morais, Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina

Professor de Geografia do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorando no Programa de Pós-Graduação de Geografia da UFSC. Florianópolis, Santa Catarina

Downloads

Publicado

03/05/2024