GEOGRAFIA E SENSORIAMENTO REMOTO NO ENSINO MÉDIO: A DINÂMICA DO CLIMA E AS QUEIMADAS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.36026/rpgeo.v11i1.7771Resumo
O presente trabalho apresenta uma atividade pedagógica que foi planejada com a temática do clima, para transitar por elementos epistemológicos, metodológicos e tecnológicos com o uso do sensoriamento remoto (SR) e de Banco de Dados (BDs) na escola. A atividade foi aplicada na disciplina de Geografia do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (CA/UFSC), com turmas do terceiro ano do ensino médio. A prática ficou delimitada na dinâmica do clima e na ocorrência de queimadas em Domínios Morfoclimáticos do Brasil. Como objetivos específicos, esse processo almejou: desenvolver a compreensão de elementos para a cultura da prevenção e da mitigação dos impactos causados pelos fenômenos naturais; incorporar o uso do SR e das geotecnologias para conhecer, analisar e apresentar fenômenos geográficos; proporcionar pesquisa, curadoria e publicação de informações e conhecimento geográfico com escala regional, nacional e global de temas relacionados ao clima. O maior desafio foi a incorporação do SR e do BDs, pois essa prática contemplou uma turma de estudantes onde os cenários tecnológicos eram escassos de recursos. Ao longo de sua aplicação, em todas as turmas, o envolvimento dos estudantes com as atividades e os registros produzidos configuraram um bom resultado de conhecimento com o uso de SR e de BDs na escola. É esperado que essa atividade amplie as possibilidades pedagógicas e científicas com as geotecnologias, pois a forma como foi planejada possibilita ela ser incorporadas como prática pedagógica em diferentes escolas de ensino médio do Brasil.
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