PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA COMPREENSÃO DOS RISCOS RELACIONADOS ÀS TERRAS CAÍDAS: ESTUDO DE CASO ASSOCIADO À DINÂMICA TERRITORIAL DA COMUNIDADE SÃO LUIZ DO MACARI, TEFÉ - AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v11i1.7811

Resumo

A dinâmica territorial das comunidades ribeirinhas da Amazônia sempre foi influenciada pelos movimentos das águas, e seus períodos sazonais ditam as dinâmicas das comunidades. Nesse contexto amazônico, a comunidade São Luis do Macari vem enfrentando graves consequências recorrentes dos fenômenos de terras caídas, pois esse fenômeno integra a vivência desses moradores, levando-os a deslocarem-se de um local para outro, sempre desmontando e reconstruindo suas casas mais afastadas das margens do rio. A pesquisa objetiva construir uma proposta de material didático para a compreensão dos riscos associados às terras caídas na comunidade. Para este estudo de caso, foram utilizados dados de sensoriamento remoto a fim de levantar os principais pontos de ocorrência do fenômeno, bem como para realizar a comparação dos processos erosivos ocorridos entre os anos de 2018 a 2020 e quantificar as casas destruídas durante esses anos. Por meio dos produtos elaborados, foi possível compreender as principais causas que influenciam o fenômeno e suas repercussões na dinâmica territorial da comunidade. Torna-se imprescindível analisar esse fenômeno sob uma perspectiva geográfica, definindo as principais causas e os agentes envolvidos, pois a partir dos resultados, os gestores públicos e a comunidade podem adotar precauções para lidar com processos similares no futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula dos Santos Silva, Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá

Formada em Geografia na Universidade do Estado do Amazonas-UEA; Cursando Especialização em Geografia Aplicada a Amazônia; Cursando pós-graduação em Geografia da População e Física-Universade Faculminas EAD

Francisco Davy Braz Rabelo, Universidade do Estado do Amazonas

Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC, especialização em Geoprocessamento e Georreferenciamento de Imóveis pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID, mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Professor Adjunto A (40h) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) na área de "Geografia Física com Ênfase em Geoprocessamento", lotado no Centro de Estudos Superiores de Tefé - CEST. Coordenador do Laboratório de Geotecnologias e Dinâmica da Paisagem - GEODIP.

Cleimison Fernandes Carioca, Universidade do Estado do Amazonas

Possui Pós-Graduação em Geografia Aplicada a Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (2023). Graduação em Geografia (licenciatura) na Universidade do Estado do Amazonas UEA-CEST (2018-2022).Durante dois anos consecutivos, nos ciclos (2018-2019 e 2019-2020), atuei como voluntário no projeto de Extensão com o tema "A Militância Política na Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), sessão local: Formando Lideranças Entre os Sujeitos da Geografia no Município de Tefé-AM". Fui bolsista CNPq do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC/CNPq) por dois anos seguidos, nos períodos (2020-2021 e 2021-2022)

Maria Eliane Feitosa Lima, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (2000). com Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Amazonas. Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo USP Atualmente é professora titular pela Universidade do Estado do Amazonas no Centro de Estudos Superiores de Tefé- na área de Geografia Física. 

Wellington de Paula Nascimento, Universidade do Estado do Amazonas

Mestrando em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas; Pós-Graduado em Geografia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Graduação em Geografia (licenciatura) na Universidade do Estado do Amazonas UEA-CEST (2018-2022). Durante dois anos consecutivos, nos ciclos (2018-2019 e 2019-2020), atuou como voluntário no projeto de Extensão com o tema "A Militância Política na Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), sessão local: Formando Lideranças Entre os Sujeitos da Geografia no Município de Tefé-AM".

Downloads

Publicado

03/05/2024