PROJETO GEOTECNOLOGIAS NA ESCOLA: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v11i1.7812

Resumo

O presente projeto buscou aplicar estratégias pedagógicas no ensino-aprendizagem de Geografia por meio do uso das geotecnologias no ambiente escolar. Foram produzidos materiais didáticos, carta-imagens e oficinas temáticas para capacitação sobre as geotecnologias, difundindo e facilitando a aprendizagem de conteúdos relacionados ao Sensoriamento Remoto, Sistemas de Posicionamento Global (GPS) e Geoprocessamento, aproximando as tecnologias atuais com o cotidiano nas mais diversas aplicações. O público-alvo foram estudantes do ensino médio. A realização das oficinas contribuiu para uma abordagem significativa da Geografia no ambiente escolar, promovendo a integração da escola no processo de inovação tecnológicas e científica. Os resultados evidenciaram que promover o uso de geotecnologias no ambiente escolar, instrumentaliza os alunos no uso de diferentes geotecnologias, além de fomentar a pesquisa científica com alunos do ensino médio, auxiliando os alunos no uso das novas tecnologias, difundindo no ambiente escolar a utilização de geotecnologias que despertem a vocação científica dos discentes do ensino regular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Davy Braz Rabelo, Universidade do Estado do Amazonas

Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC, especialização em Geoprocessamento e Georreferenciamento de Imóveis pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID, mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Professor Adjunto A (40h) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) na área de "Geografia Física com Ênfase em Geoprocessamento", lotado no Centro de Estudos Superiores de Tefé - CEST. Coordenador do Laboratório de Geotecnologias e Dinâmica da Paisagem - GEODIP.

Alexsandra Vieira Moreira, Universidade Federal do Amazonas

Graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Amazonas UEA /CEST, especialização em Metodologia no Ensino de Geografia pela Universidade Estadual do Amazonas -UEA, Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Professora efetiva de Geografia (20h) da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas - SEDUC - AM, lotada no Centro Educacional Governador Gilberto Mestrinho, turno vespertino. Atuou como supervisora do Programa PIBID, atualmente, Preceptora do Programa Residência Pedagógica e Coordenadora do Projeto Programa de Ciência na Escola PCE/FAPEAM.

Sadraques Silva, Universidade do Estado do Amazonas

Graduando em Geografia, Universidade do Estado do Amazonas - UEA, Tefé - AM, Brasil

Alfredo da Silva Ferreira, Universidade do Estado do Amazonas

Graduando em Geografia pelo Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), desenvolvendo estudos na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, Riscos Geomorfológicos e Vulnerabilidades Ambientais. Membro (estudante) do Núcleo de Estudos Geográficos do Médio Solimões (NEGEM/UEA/CNPq) e do Laboratório de Geotecnologias e Dinâmica da Paisagem (GEODIP/CEST/UEA).

Downloads

Publicado

03/05/2024