O USO DO GOOGLE EARTH PRO COMO INSTRUMENTO DE APOIO AO ENSINO DA GEOGRAFIA HUMANA. ESTUDO DE CASO: GUERRA DA UCRÂNIA X RÚSSIA

Autores/as

Resumen

A Guerra da Ucrânia contra a Rússia vem trazendo grande destruição em inúmeras cidades Ucranianas. Uma das formas de se compreender essa realidade é analisar as mudanças na paisagem por meio de imagens de satélite. Atualmente, já é possível identificar por meio de imagens do Google Earth Pro a destruição na cidade ucraniana de Mariupol. Diante dessa realidade o presente estudo teve como objeto desenvolver uma proposta de atividade baseada na utilização de imagens do Google Earth Pro como recurso didático a ser utilizado nas aulas do segundo ano do ensino médio. Para desenvolver o trabalho, em um primeiro momento, o professor deverá realizar uma discussão em sala de aula visando contextualizar a Guerra da Ucrânia x Rússia, em um segundo momento, utilizando-se preferencialmente do laboratório de informática da escola, será apresentado o Google Earth Pro e algumas ferramentas. Posteriormente a sala deverá ser dividida em pequenos grupos, onde os alunos iniciarão o processo de exploração e comparação da paisagem vinculada a área de estudo, por meio de uma análise multitemporal das imagens de satélite. Ao final espera-se que os alunos possam construir o conhecimento de forma dinâmica, eficaz e satisfatória.

Biografía del autor/a

  • Jairo Rodrigues Silva, Instituto Federal de Minas Gerais

    Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor de mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Geografia em Rede Nacional (PROFGEO)

  • Gabriel Domiciano Costa Lara, Instituto Federal de Minas Gerais

    Estudante, Instituto Federal de Minas Gerais, Ouro Preto, Brasil

  • Igor Alexander Santos, Instituto Federal de Minas Gerais

    Estudante, Instituto Federal de Minas Gerais, Ouro Preto, Brasil.

  • Cecília Félix Andrade Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Geografia em Rede Nacional (PROFGEO),

Publicado

03/05/2024