DIAGNÓSTICO REGIONAL COMO SUPORTE À TOMADA DE DECISÃO SOBRE ITINERÁRIOS FORMATIVOS: EXPERIÊNCIAS METODOLÓGICAS DO OBSERVATÓRIO DO IFRO
DOI:
https://doi.org/10.36026/rpgeo.v4i2.2679Abstract
Resumo: Uma das grandes dificuldades no desenvolvimento de pesquisas institucionais é a utilização de procedimentos metodológicos adequados que não se restrinjam aos limites da pesquisa acadêmica, mas que promovam planejamento institucional eficiente que, no caso de instituições de ensino, impactem na tomada de decisão e contribuam na criação de itinerários formativos alinhados aos cenários sociais atuais e suas perspectivas de mudança. Esse texto tem como objetivo apresentar experiências metodológicas vivenciadas no Observatório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRO), de modo específico, relata a experiência do projeto-piloto denominado “Diagnóstico Regional Guajará-Mirim” com o objetivo de dar suporte inicial, a ser aperfeiçoado pelos campi do IFRO e demais interessados, à elaboração de projetos de pesquisa institucional que alinhem demandas sociais e oferta educacional de modo relevante e eficaz para o desenvolvimento regional.
Palavras-chave: Pesquisa Regional. Itinerário Formativo. Metodologia. Observatório.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
This work is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internacional license.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultane ously licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internacional License that allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (ex, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (ex.: in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Free Acess Policy).