POPULAR PARTICIPATION IN PUBLIC MANAGEMENT AND BASIC SANITATION PROCESSES: A CASE STUDY IN RURAL COMMUNITIES IN THE MUNICIPALITY OF JAPERI-RJ

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v9i3.7195

Abstract

Since the process of Brazil’s redemocratization, the national legislation has made notable advances in relation to popular participation in social control, which is considered a structuring axis in recent legislation. In this sense, the present work seeks to analyze to what extent such advances are incorporated in the rural reality of the lowlands of Rio de Janeiro, having as object of study the municipality of Japeri-RJ. The methodology included participation in meetings and plenary sessions of popular collectives in Japeri, literature review with national articles written in the last two decades and documentary research at national, regional and municipal levels with the theme of popular participation and social control. The analysis reveals that there are still many gaps to be filled, as well as the obstacles to be overcome so that popular participation in the decision-making process of public management can be fully implemented and the municipality of Japeri does not escape this reality.

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Author Biographies

Jorge Fábio Correia Lopes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Química (2007) e Engenharia Química (2017) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em 2018 obteve titulo de Especialista em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro - Campus Nilópolis. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando com análise instrumental e de bancada. Atualmente tem sua atenção voltada para questões sanitárias com ênfase em soluções alternativas de saneamento, desenvolvendo as mesmas no programa de mestrado ProfÁgua / ANA em parceria com o polo de ensino da UERJ.

Fátima Kzam Damaceno de Lacerda, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Com formação em Licenciatura em Química e em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 1985 e 1987), possui Mestrado em Tecnologia de Processos Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (EQ/UFRJ, 1991), Doutorado pelo Programa Multidisciplinar em Meio Ambiente da UERJ (PPGMA/UERJ, 2012) e Especialização nas áreas de Educação Matemática (FFSD-NF, 2002) e Planejamento, Implementação e Gestão em Educação a Distância (UFF, 2010). Foi Professora efetiva da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, de 1994 a 2018, tendo se aposentado por tempo de serviço. Atuou no Instituto de Química (DTPB/IQ/UERJ), de 1994 a 2003; na diretora do Polo de Educação a Distância de Nova Friburgo (CEDERJ), de 2003 a 2011; na Diretora Adjunta de Tutoria da Fundação CECIERJ, de 2012 a 2013 e na Subreitoria de Graduação (COPEI/SR-1/UERJ), de 2013 a 2018. Foi procientista da UERJ/FAPERJ de 2017 a 2018. Atualmente colabora com a instituição como Coordenadora Adjunta da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Nos Cursos de Pós-Graduação stricto sensu em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua) e Ensino de Biologia (PROFBIO) ministrou a disciplina Metodologia da Pesquisa e orientou trabalhos de mestrado. No curso de Licenciatura semipresencial em Ciências Biológicas é coordenadora da disciplina TCC1. Possui experiência na área de Bioquímica, Processos Bioquímicos e Educação, com ênfase em Educação a Distância, principalmente nos seguintes temas: educação em ciências, educação ambiental, ciências ambientais, formação de professores e gestão compartilhada das águas.

Published

10/12/2022

Issue

Section

Artigos