O CALENDÁRIO SOCIONATURAL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NA ESCOLA DA COMUNIDADE INDÍGENA SOROCAIMA
DOI:
https://doi.org/10.36026/rpgeo.v6i1.4237Resumen
O presente estudo faz parte de um estudo maior no âmbito de uma dissertação de Mestrado em Educação (USAL/ Argentina). O objetivo consistiu em realizar uma análise do uso do calendário socionatural como uma proposta pedagógica para a Escola Estadual Indígena Sarakayna da Comunidade Indígena Sorocaima I. O calendário socionatural é um instrumento no qual se organiza todas as atividades sociais e naturais realizadas em uma comunidade anualmente e a partir dele se extrai uma atividade que dará origem a um conteúdo pedagógico, onde será articulado o conhecimento tradicional e o conhecimento científico, promovendo um educação intercultural. Tal proposta desenvolvida por Jorge Gasché, conhecida como Método Indutivo Intercultural é baseada na Teoria da Atividade com perspectiva Vigotskiana. A metodologia escolhida para a pesquisa foi o estudo de caso utilizando a etnografia colaborativa.Os resultados mostraram que de fato a adoção do MII e do calendário socionatural constitui uma proposta viável para que aconteça de fato a educação intercultural, conferindo aos indígenas a preservação da sua cultura, em perfeita harmonia com os conhecimentos científicos. Ao promover efetivamente a articulação dos conhecimentos o MII está buscando uma educação diferenciada, o seja, diferente daquela que até agora está presente nas comunidades indígenas, imposta de fora para dentro. Contudo, o MII não é a solução mágica para todos os problemas das escolas indígenas, mas pode-se considerar um passo para o objetivo que ser quer chegar, ou seja, uma educação escolar com cara, corpo e alma indígena.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Este trabajo está licenciado con una Licencia Internacional CreativeCommons Reconocimiento-NoComercial-SinDerivados 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licencia Internacional CreativeCommons Reconocimiento-NoComercial-SinDerivados 4.0 que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de autoría y la publicación inicial en esta revista.
- Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicación en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores tienen permiso y se alienta a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (Ver El Efecto del Acceso Libre).