FORMAÇÃO DE PROFESSORES Á LUZ DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: PERSPECTIVAS DO CURRÍCULO AOS DESAFIOS DA PRÁTICA REFLEXIVA
DOI:
https://doi.org/10.36026/rpgeo.v6i1.4234Resumen
O presente estudo se propõe a identificar na formação dos professores de história com foco na História e Cultura Afro-brasileira e Africana, as concepçõesepistemológicas contidas no currículo escolar, da disciplina de história do ensino fundamental contemplado do 1º ao 9º ano. Para alcançar o objetivo optamos por desenvolver uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, o que permiti ao investigador à cobertura de uma gama de fenômenos no qual trazem à luz as concepções sobre o currículo de história e cultura afro-brasileira e africana. Para tanto, seguimos as reflexões literárias de SACRISTÁN (2013, 2017), SOUZA (2008), APPLE (2008) e SILVA (2017) no que se refere às concepções de currículo sob o olhar para a prática docente.Nas teorias de SHON (2000) para pontuar análise sobre o profissional reflexivo, dentre outros autores renomados que abordam a temática, e ainda conta com extrações de documentos que norteiam a educação de História como Diretrizes Curriculares: PCN de História (1998); a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei 9394/96, a Lei nº 10.639/03 no qual contribuíram nas reflexões sobre a expectativa legal em que tão suporte a prática educativa.Constatou-se a importância de tecer discursões sobre a prática educativa, no sentido de buscar caminhos que oportunizarão ao educador uma ruptura epistemológica e cultural. E no educando conhecer sua história e da composição de sua sociedade, pelo movimento de relacionar a história do Brasil com as diversas culturas e sociedades pelo mundo, tornando-se cada vez mais inserido como sujeito histórico. Com isso, corroborarão para perspectiva de contribuir na busca por compreender as contribuições dos povos africanos na construção de nosso país, para formar cidadãos conscientes da historicidade africana e brasileira.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Este trabajo está licenciado con una Licencia Internacional CreativeCommons Reconocimiento-NoComercial-SinDerivados 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licencia Internacional CreativeCommons Reconocimiento-NoComercial-SinDerivados 4.0 que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de autoría y la publicación inicial en esta revista.
- Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicación en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores tienen permiso y se alienta a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (Ver El Efecto del Acceso Libre).