ESCOLA RURAL NO SÉCULO XXI: RESPEITO AOS ELEMENTOS DA NATUREZA ATRAVÉS DO AMBIENTE VIVIDO
DOI:
https://doi.org/10.36026/rpgeo.v6i1.4240Resumen
O presente estudo tem por objetivo apresentar as percepções subjetivas acerca do ambiente vivenciado por 20 estudantes do ensino fundamental da zona rural da escola municipal 22 de Abril, localizada no Município de Monte Negro, Rondônia-Brasil. Na paisagem rural encontramos não somente as características físicas dos lugares onde os educandos vivem, mas também a história da comunidade através das modificações empreendidas sobre o lugar, as atividades econômicas resultantes desse processo e as relações sociais entre os sujeitos que ocupam o espaço geográfico. Diante disso, a partir da metodologia de história oral proposto por Meihy (2005) e do método fenomenológico proposto por Gaston Bachelard (1993) buscamos analisar o espaço que os discentes habitam, levando em consideração os problemas ambientais presentes nesses meios e o respeito aos elementos da natureza, resultante do entendimento do meio ambiente como essencial a sobrevivência humana. A escolha pela entidade de ensino municipal se deve pelos projetos que visam à melhoria do ambiente físico escolar, que por meio de ações conciliam reutilização de materiais recicláveis e a construção de áreas de lazer e estudo, demonstrando respeito à natureza e seus recursos, apontando para a necessidade da preservação e uso sustentável do meio ambiente, promovendo educação ambiental. Salutar refletir sobre a educação rural que proporcione aprendizagem voltada as necessidades da população em que atende para além dos conteúdos programados em cada componente curricular, o que nos permite afirmar a premência da observação dos anseios da população onde a unidade de ensino está inserida.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Este trabajo está licenciado con una Licencia Internacional CreativeCommons Reconocimiento-NoComercial-SinDerivados 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licencia Internacional CreativeCommons Reconocimiento-NoComercial-SinDerivados 4.0 que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de autoría y la publicación inicial en esta revista.
- Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicación en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores tienen permiso y se alienta a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (Ver El Efecto del Acceso Libre).