QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA DA ÁGUA DE POÇOS RASOS EM ASSENTAMENTOS RURAIS NO TERRITÓRIO CENTRAL DO ESTADO DE RONDÔNIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v9i2.7203

Resumo

A quantidade de água disponível para uso deve ser observada, entretanto, a qualidade não é menos importante, sendo um dos principais fatores para manter a saúde humana. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo analisar os parâmetros físico-químicos da água de poços rasos localizados em assentamentos rurais do município de Presidente Médici-RO. Como critério de qualidade, os valores analisados foram comparados com os estabelecidos pela atual legislação do Ministério da Saúde (MS) que estabelece os padrões de potabilidade da água destinada para consumo humano. O estudo foi realizado nos Assentamentos Chico Mendes I e II, sendo esses compostos por cinco agrovilas, três no Assentamento I e duas no Assentamento II, respectivamente. Em cada agrovila foram analisados 3 poços rasos, totalizando 15 poços, sendo denominados de P1 a P15. As coletas de água foram realizadas no período compreendido entre o mês de dezembro de 2016 a maio 2017. Os dados de dureza (mg/L CaCO3) foram obtidos pela titulação com ácido etilenodiaminotetra-acético (EDTA). Os dados de turbidez (NTU) foram obtidos com turbidímetro. Os dados do potencial hidrogeniônico (pH) e condutividade elétrica (uS/cm) foram obtidos utilizando sonda multiparâmetro. Os dados de nitrito (NO21-) e alcalinidade (mg/L) foram obtidos com colorímetro. Os resultados demonstraram que todos os poços se apresentaram em algum momento das análises, em desconformidade com a legislação quanto à dureza, à turbidez e ao pH. Os valores para nitrito estiveram abaixo do máximo permitido em todas as análises; condutividade e alcalinidade estiveram de acordo com valores esperados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jhemerson Javarini do Prado, Universidade Federal de Rondônia

Jhemerson Javarini do Prado é graduado em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Wesclen Vilar Nogueira, Universidade Federal do Rio Grande

Wesclen Vilar Nogueira é graduado em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Mestre e Doutorando em Engenharia e Ciência de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

André Carlos Cabeça, Universidade Federal de Rondônia

André Carlos Cabeça é graduado em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Rute Bianchini Pontuschka, Universidade Federal de Rondônia

Rute Bianchini Pontuschka é graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo (USP); Mestre e Doutora em Ciências dos Alimentos pela mesma instituição. Atualmente é professora nos cursos de Engenharia de Pesca e Zootecnia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Downloads

Publicado

01/09/2022