PROPOSIÇÕES METODOLÓGICAS PARA ENSINAR A GEOGRAFIA FÍSICA NA ESCOLA, CIDADE DE MANAUS – AM

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7329

Resumen

O presente artigo apresenta um debate sobre o ensino da Geografia, no contexto físico e naturais. A pesquisa surgiu das observações do Estágio Supervisionado II no Ensino de Geografia, na qual observou que os alunos possuíam dificuldades nos conteúdos de Geografia Física. Este artigo objetiva analisar como a Geografia Física deve ser trabalhada no Ensino Fundamental II e sua importância na educação geográfica. Como objetivos específicos, busca-se: Compreender a abordagem dos conteúdos de Geografia na perspectiva físico e naturais; Analisar se o ensino de Geografia Física atende os PCNs e a BNCC; Propor metodologias para o ensino de Geografia Física. A metodologia compreende a pesquisa bibliográfica e documental, com a análise de periódicos e pesquisa de campo com entrevistas dos professores de Geografia do Ensino Fundamental II, cidade de Manaus-AM. Nos resultados, destacam-se que o Ensino de Geografia Física apresenta aulas mais teóricas do que práticas; No nível de aprendizagem dos alunos, verificou-se que nas estratégias didático-pedagógicas, muitos alunos possuem dificuldades na compreensão dos conteúdos geográficos. O ensino de Geografia Física e as perspectivas sugeridas pelos PCNs e BNCC, as duas escolas pesquisadas seguem o planejamento da Secretaria Estadual de Educação-SEDUC e instruções dos PCNs e BNCC, mas trazem poucos conteúdos regionais. As novas linguagens possibilitam várias proposições para a Geografia, destacando as metodologias ativas: Sala de aula invertida, livro digital, Rotação por estações, Jogos didáticos, trabalhando com projetos, História em quadrinhos, O relevo em suas mãos, Jogos de Tabuleiro ou de memória, Maquete das curvas de nível em Eva.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosely dos Santos Nascimento, Universidade do Estado do Amazonas

Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2017). Especialização do Programa de Pós-Graduação em Geografias da Amazônia Brasileira - UEA. Mestranda em Geografia- UFAM.

Francilene Sales da Conceição, Universidade do Estado do Amazonas

Professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) do Curso de Licenciatura em Geografia. Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Geografia (PPGG) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Mestrado em Geografia pelo PPGG/UNIR. Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Foi Professora Substituta no Curso de Geografia, Instituto de Ciências da Educação-ICED, pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Superior (CAPES), membro do Laboratório de Gestão do Território - LAGET e do Grupo de Pesquisa "Gestão do Território e Geografia Agrária da Amazônia - GTGA/UNIR" e Grupo de Pesquisa "Políticas Públicas e Dinâmicas Territoriais da Amazônia" - GEPDAM/UFOPA. Participou do Programa de Educação Tutorial (PET) - PET Conexões de Saberes de Estudos Interdisciplinares de Comunidades do Campo da UFOPA e professora de Geografia pela Rede Estadual de Ensino no Estado do Pará-SEDUC. 

Publicado

30/04/2023