EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ALTERNATIVA PARA O PLANEJAMENTO NA ARBORIZAÇÃO EM PORTO VELHO/RO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v6i2.4087

Palavras-chave:

Arborização, Educação Ambiental, Porto Velho, Plano Diretor

Resumo

O objetivo deste artigo é demostrar os benefícios que a arborização urbana pode trazer para a cidade de Porto Velho como o conforto térmico, a paisagem, a melhoria da qualidade do ar, a redução de poluição sonora, o conforto ambiental, a saúde física e mental da população além do contato com o ambiente. Entende-se que o crescimento dos centros urbanos não é acompanhado pelo planejamento ambiental das cidades. O fluxo econômico propicia os movimentos de migração que ocupam e desocupam os perímetros urbanos de forma descontrolada e, às vezes, deixando impactos que demoram a ser revertidos. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental através da Lei Complementar nº 590/2015 que institui o Plano Diretor de Arborização Urbana do Município de Porto Velho e a Revisão do Plano Diretor de 2018 e a pesquisa bibliográfica de autores de Educação Ambiental. Os projetos de arborização já foram implantados pela prefeitura da capital rondoniense deixando em alerta quanto as espécies escolhidas, pois algumas raízes como por exemplo a da espécie fícus, podem romper a tubulação de drenagem em busca de água, portanto o projeto prevê plantio de ipês, oitis, resendá, munguba e sibipiruna.

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Biografia do Autor

Bianca Morais Mendes, Universidade Federal de Rondônia-UNIR

Mestranda em Educação, na linha de Políticas e Gestão Educacional, pela Universidade Federal de Rondônia -UNIR.

Clarides Henrich de Barba, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1982), graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Rondônia (1989), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) sob orientação do Prof. Dr. Glenn Walter Erickson. É Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011) sob a orientação da Profª Drª Rosa Maria Feiteiro Cavalari. Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal de Rondônia, Foi chefe do departamento acadêmico de filosofia da Universidade Federal de Rondônia e professor - UNIR. É Professor do Curso de Graduação em Filosofia e atua com as disciplinas de Filosofia da Educação, Ensino da Filosofia, Metodologia da Pesquisa Científica. Atua como Professor e Orientador no Mestrado Acadêmico em Educação e no Mestrado Profissional em Educação Escolar. da Universidade Federal de Rondônia. É Pesquisador na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental, Políticas de Educação Escolar, Políticas Públicas em Educação Ambiental, Educação escolar ética e cultura amazônica.

Diego Alves Lus, Universidade Federal de Rondônia

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia-UNIR

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Publicado

18/12/2019

Edição

Seção

Artigos