O PROGRAMA “MINHA CASA, MINHA VIDA” E A SEGREGAÇÂO SOCIOESPACIAL: REFLEXÃO SOBRE O RESIDENCIAL PEQUIS EM UBERLÂNDIA-MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v8i1.5727

Palavras-chave:

Segregação socioespacial, Déficit Habitacional, Programas Habitacionais.

Resumo

A segregação socioespacial, problema típico do meio urbano, expõe parte importante dos cidadãos de baixa renda à uma majoração de seus custos de vida, principalmente por conta dos maiores gastos com transporte, além de dificultar o acesso dos mesmos a uma série de serviços públicos ofertados apenas nas áreas melhor localizadas das cidades. O presente artigo objetiva refletir sobre o processo de segregação socioespacial que acomete os moradores do residencial Pequis em Uberlândia-MG. A pesquisa baseou-se em visitas à área de estudo, além de consultas a livros especializados, textos acadêmicos e legislação específica. Os resultados apontam que o Residencial Pequis, criado em 2016 por meio do Programa Minha Casa Minha Vida – PMCMV, assim como grande parte dos conjuntos habitacionais populares já implementados no Brasil, mantêm o mesmo padrão de localização, que são as periferias das cidades, onde os terrenos são mais baratos e, portanto, mais acessíveis. Conclui-se que o poder público tem como grande desafio compatibilizar o combate ao déficit habitacional existente no país com a necessidade de que as moradias populares sejam ofertadas em áreas melhor localizadas, evitando, por conseguinte, o problema da segregação socioespacial urbana.

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Biografia do Autor

Gabriel Augusto da Silva Chaves, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Geografia com ênfase na segregação socioespacial urbana pela Universidade Federal de Uberlândia (2020). É especialista em Gestão Ambiental pela Faculdade Católica de Uberlândia (2013). Possui graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Uberlândia (2011). Atuou como professor de Ensino Médio e Pré-Vestibulares na rede particular de ensino de Uberlândia (MG) e região por 10 anos. Também possui experiência na ministração de aulas de Geografia para alunos do ensino fundamental da rede pública e privada de Uberlândia, Uberaba e Araguari (MG). Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Bambuí/MG.

Vitor Ribeiro Filho, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (1990), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), pós-doutorado pela Universidade de Lisboa (2011). Foi professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas no período de 1991 à 2005. Atualmente é professor Associado IV do Instituto e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia.

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18/08/2021

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Artigos