DIAGNÓSTICO DO SANEAMENTO BÁSICO DA CIDADE DE MANACAPURU

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7313

Résumé

O presente trabalho de pesquisa teve como finalidade diagnosticar o saneamento básico na área urbana da cidade de Manacapuru - AM, no propósito de contribuir para melhorias no acesso à água potável, das redes de esgoto, drenagem pluvial e no sistema de manejo e armazenamento de resíduos sólidos e limpeza urbana. Foram analisadas as Leis 11.443/2007 que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento e 14.026/ 2020 que atualiza o novo marco do saneamento básico e prevê que a coleta de esgoto para 90% da população e o fornecimento de água potável para 99% da população seja realidade até o fim de 2033. Quanto aos procedimentos metodológicos a pesquisa foi de natureza qualitativa, e tipologias definidas como: descritiva e exploratória, onde foram descritos fatos e fenômenos da realidade. Quanto à coleta de dados, foram por meio de pesquisas bibliográficas, observações, levantamento de campo, além de registros fotográficos. No desenvolvimento da pesquisa estão apresentados os pilares do saneamento básico, como ocorre o abastecimento e acesso à água potável, a descrição sobre o funcionamento das redes de esgoto, informações acerca do manejo e drenagem das águas pluviais, bem como, conhecimentos sobre o processo de armazenamento e manejo dos resíduos sólidos na cidade de Manacapuru – AM.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Kelma da Silva Oliveira, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas (2014). Chefe de gabinete - Câmara Municipal de Manacapuru em (2016) e atualmente, cursa: Técnico em Serviços Jurídicos - Centro Educacional Tecnológico do Amazonas - CETAM

Carlossandro Carvalho de Albuquerque, Universidade Estadual do Amazonas

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2012). Mestrado na área de Ciêrcias Ambientais e Sustentabilidade na Amazônia UFAM (2003). Especialização em Engenharia Ambiental - UFAM (1998). Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (1997). Professor Associado da Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Experiência profissional na área de Geografia, Meio Ambiente, Recurso Hídrico e Turismo. Vice Coordenador do Mestrado profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos. Atua no ensino superior e pesquisa no curso de mestrado e graduação em geografia, recursos hídricos, meio ambiente e turismo.

Publié-e

30/04/2023