A PRAÇA DA SAUDADE COMO SENTIMENTO: UMA ANÁLISE DOS PROCESSOS DE (DES)CENTRALIZAÇÃO NA CIDADE DE MANAUS

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v10i1.7330

Résumé

A Praça 5 de Setembro, popularmente conhecida como Praça da Saudade está localizada no Centro Histórico da Cidade de Manaus, entre as ruas Epaminondas, Ramos Ferreira, Ferreira Pena e Simão Bolívar, e é o objeto e recorte desta pesquisa. Este espaço público, com origem em 1895, possui uma longa e complexa história, pois foi cenário de diversos usos e apropriações. O objetivo deste trabalho será, portanto, constituir estes diferentes usos e apropriações em uma concisa linha cronológica, evidenciando o período entre 1975 e 2007, o qual marcou a memória saudosa de seus frequentadores. Compreendemos, ainda, como os processos de centralização (SOUSA, 2021) e descentralização (LEFEBVRE, 1999) da Cidade de Manaus afetaram e ainda poderiam influenciar este espaço. Por meio de uma metodologia bibliográfica e o método histórico-crítico-dialético, organizamos esta pesquisa em duas seções. Na primeira intitulada: “A História e suas Apropriações”, além de apresentar a narrativa deste espaço público, analisamos comentários sobre as vivências neste lugar, por meio da página “Manaus de Antigamente”, na plataforma Facebook. Na segunda e última seção intitulada “Centro e (Des)Centralizações”, buscamos compreender juntamente ao objetivo central, as policentralidades presentes na Cidade de Manaus e como elas influenciam a busca por lazer.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Luiz Miguel Heráclito Gomes Ferreira, Universidade do Estado do Amazonas

Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas, Pós-graduando em Geografia da Amazônia Brasileira pela Universidade do Estado do Amazonas e Mestrando em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Vinculado ao Núcleo de Pesquisas Urbana e Regional/NPUR. Atuou como bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC/FAPEAM/UEA), com ênfase em Geografia Urbana e Cultural.

Dr. Isaque dos Santos Sousa, Universidade do Estado do Amazonas

Professor Associado da Universidade do Estado do Amazonas/UEA. Geógrafo (UFAM), Mestre em Arquitetura e Urbanismo (UFSC) e Doutor em Geografia Humana (USP). Possui experiência no Ensino e na Pesquisa em Geografia Humana. Membro Permanente do PPGG-Universidade Federal de Rondônia/UNIR e Colaborador do ProfAgua-UEA. Líder do Núcleo de Pesquisas Urbana e Regional (NPUR) atuando principalmente nos seguintes temas: Dinâmica Urbana na Amazônia, Metropolização do Espaço e Desenvolvimento Urbano-Regional. Exerce o cargo de Chefe de Gabinete da Reitoria da UEA, desde maio/2022.

Publié-e

30/04/2023