DEMOCRATIZAÇÃO, ACESSO E GESTÃO DAS ÁGUAS PELO HORIZONTE DAS GEOTECNOLOGIAS COM SOFTWARE LIVRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36026/rpgeo.v9i2.7750

Resumo

Este estudo tem a pretensão de sugerir ao campo da geografia das águas o uso de geotecnologias com softwares livres, pois este tipo de tecnologia da informação permite a visualização espacial de dados associados aos recursos hídricos, o que confere maior assertividade nas análises quanto a exploração destes recursos tão essenciais à vida humana. Trata-se de um trabalho de revisão bibliográfica onde em um primeiro momento, partindo do pressuposto de que a água enquanto bem natural ainda não é acessível a milhares de seres humanos, cujo sistema político os excluí das garantias básicas para sobrevivência, procura, problematizar os principais motivos que levam a diminuição a esse acesso. Em um segundo momento, apresenta as potencialidades das geotecnologias com software livre como possibilidades tanto de democratização, quanto de gestão e economicidade de acesso ao bem. Finalmente, destaca e reivindica o papel da Educação Ambiental em processos formativos individuais e coletivos, que possam ampliar a conscientização e a participação da comunidade nas decisões sobre o presente e o futuro das relações de consumo da água.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helder Guimarães Aragão, Universidade Estácio de Sá

Prof. Titular do Centro Universitário Estácio da Bahia. Doutorando pela Universidade Internacional Iberoamericana. Mestre em Sistemas e Computação Universidade Salvador (Unifacs)

Vilmar Alves Pereira, Universidade Estadual do Mato Grosso

Filósofo Ambiental, Pós Doutor Sênior em Educação. Bolsista de Produtividade do CNPQ - PQE - em Educação. Professor e Pesquisador no Mestrado em Educação da UNEMAT  (PPGEDU-UNEMAT) e no Doutorado em Educação  da Universidade Internacional Iberoamericana - (UNINI-MÉXICO). 

Irene Carniatto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Profª. Drª. Bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora 2 CNPq/Brasil. Docente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável -PPGDRS da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. E coordenadora da Rede Internacional de Pesquisa Resiliência Climática – RIPERC

Aline Costa Gonzalez, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora pelo Programa PPGDRS da Unioeste. Participante da Rede RIPERC. Técnica de laboratório de biologia da Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina.

Downloads

Publicado

01/09/2022