GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA: DIFICULDADES DOS ALUNOS EM RELAÇÃO A CARTOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.36026/rpgeo.v11i1.7770Resumo
A geografia possui o papel de ensinar a ciência cartográfica de modo que consiga instruir o aluno a fazer a leitura do seu ambiente. Isso requer uma educação básica e sólida que consiga alcançar a alfabetização cartográfica dos alunos e promover a leitura e interpretação de mapas e imagens. O presente estudo buscou elucidar de que forma o ensino da cartografia vem sendo trabalhado em escolas públicas de Manaus, identificando especialmente as dificuldades enfrentadas por alunos do 1º ano do Ensino Médio e, além disso, propor soluções para a melhoria do aprendizado cartográfico. Foi realizado por meio de levantamento bibliográfico, utilizando abordagem quantitativa e qualitativa, com questionários aplicados em duas turmas do 1º ano do ensino médio, totalizando participação de 38 alunos em responder as perguntas. Os resultados indicaram falhas no ensino de cartografia, destacando a dificuldades dos alunos por não fazer parte do seu processo de ensino básico ciência cartográfica como 68% não obtiveram esta omissão da disciplina por parte dos professores do ensino básico por não obter domínio do assunto, os educandos chegam ao ensino Médio sem conhecimento da temática. Por fim, a utilização de geotecnologias pode vir a tornar o ensino mais envolvente e eficaz, seu papel é fundamental para o ensino de Geografia no século XXI, devido a sua conexão com a internet e Sistema de Informação que o torna-la atrativo para os jovens, assim contribui para a formação de alunos cartograficamente alfabetizados.
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