A Literatura em tempos de pandemia do COVID-19:algumas possibilidades de (con)viver (com) o distanciamento social

Autores

  • Lisiane Oliveira e Lima Luiz Fundação Universidade Federal de Rondônia- Campus de Guajará-Mirim.
  • Márcia Dias dos Santos Fundação Universidade Federal de Rondônia- Campus de Guajará-Mirim.

DOI:

https://doi.org/10.48212/c&f.v2i2.5345

Resumo

A literatura é uma das possibilidades de (re) inventarmos o mundo, de compreendermo-nos como sujeitos político-discursivos em um processo de construção nos diversos espaços promovidos pelos textos. Considerando esses aspectos da literatura, apresentamos, neste artigo, o resultado de uma pesquisa bibliográfica, com objetivos descritivos, que se pautou nas seguintes questões:  Há uma relação entre obras literárias e tempos de pandemia vivenciados pela sociedade? De que modo a literatura promove essa relação entre ficção e realidade sem distanciar-se do seu descomprometimento com o mundo real? O que fora ofertado como cursos, palestras, eventos e chamadas para publicação de poesia/prosa sobre o tema pandemia COVID-19?  Como essas ações podem contribuir para amenizar o estado de distanciamento social? Contribuíram para as questões de discussões vários autores, dentre os quais, destacamos: Cândido (1989); Lledó (1994); Lajolo (2018). Os resultados evidenciam que há muitas narrativas literárias que se inter-relacionam com fatos históricos sobre pandemias mundiais e que somada à função fruitiva da literatura, esses tempos de distanciamento social têm sido propício para pensar os textos literários em sua função político-discursiva e assim, a literatura  tem sido uma possibilidade de enfrentamento, crescimento e fruição para pessoas que precisam/podem estar em distanciamento social e assim  contribui para que a curva do contágio do COVID-19 possa ser menor. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisiane Oliveira e Lima Luiz, Fundação Universidade Federal de Rondônia- Campus de Guajará-Mirim.

Mestre em Estudos Literários pela Fundação Universidade Federal de Rondônia. Especialista em Metodologia do Ensino Superior e EAD pela Faculdade Educacional da Lapa-FAEL, Graduada em Letras pela Fundação Universidade Federal de Rondônia. Professora Substituta do Departamento Acadêmico de Ciências da Linguagem do Câmpus de Guajará-Mirim, da Universidade Federal de Rondônia/UNIR. Membro do Grupo de Pesquisa Literaturas de Língua Portuguesa (LILIPO), do Grupo de Estudos Teóricos e Literários (GESTLIT) e do Grupo De Pesquisa Em Poesia Contemporânea de Autoria Feminina do Norte, Do Nordeste e do Centro-Oeste Do Brasil (GEPEFENNCO).

Márcia Dias dos Santos, Fundação Universidade Federal de Rondônia- Campus de Guajará-Mirim.

Mestre em Ciências da Linguagem, pela UNIR/Câmpus de Guajará-Mirim. Especialista em Linguagem e Educação, pela UNIR/Câmpus de Guajará-Mirim, Graduada em Letras, pela UNIR/Câmpus de Guajará-Mirim. Professora do Departamento Acadêmico de Ciências da Linguagem do Câmpus de Guajará-Mirim, da Universidade Federal de Rondônia/UNIR. Membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares das Fronteiras Amazônicas – GEIFA e Grupo De Pesquisa Em Poesia Contemporânea de Autoria Feminina do Norte, Do Nordeste e do Centro-Oeste Do Brasil (GEPEFENNCO).

Referências

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. 3. ed.São Paulo: Editora Nacional, 1973.

____________. Direitos Humanos e literatura. In: A.C.R. Fester (Org.) Direitos humanos E.... Brasiliense, 1989.

CAVALCANTI, Joana. Caminhos da literatura infantil e juvenil: dinâmicas e vivências na ação. São Paulo: Paulus, 2002.

ECO, Umberto. A literatura contra o efêmero. Tradução Sérgio Molina. São Paulo: Jornal Folha de São Paulo. Disponível em: https://biblioteca.folha.com.br/1/02/2001021801.html. Acesso em 14 mai. 20.

ELIAS, Norbert. ¿Cómo pueden las utopias científicas y literárias influir en el futuro? In: WEILER, V. (org.) Figuraciones en proceso. Trad. Vera Weiler et. al. Santafé de Bogotá: Fundación Social, 1998.

EMÍLIO, Llhedó. La voz de la lectura, in CLIJ, Cuadernos de l iteratura infantil y juvenil, 63, 1994, p.11.

TOBIAS, Melissa. A realidade de Madhu. São Paulo: Novo Século, 2014.

Website:

Agenda de lives. Disponível em: https://www.publishnews.com.br/materias/2020/04/22/agenda-de-lives. Acesso em 19 mai. 20.

Biblioteca Setorial- Entrevista. Disponível em: http://www.bibliotecagm.unir.br/noticia/exibir/11626. Acesso em 09 jun.20.

Biblioteca Setorial de Guajará-Mirim. Disponível em: http://www.bibliotecagm.unir.br/noticia/exibir/11627. Acesso em 09 jun. 20.

Companhia das Letras. Disponível em:https://catracalivre.com.br/agenda/companhia-das-letras-literatura-programacao-online-instagram/. Acesso em 19 mai. 20.

Cursos. Disponível em: https://mooc.ifro.edu.br/courses. Acesso em 19 mai. 20.

CRUB. Disponível em: http://www.crub.org.br/blog/mec-publica-a-portaria-39520-e-prorroga-as-aulas-remotas-no-sistema-federal-de-ensino-superior/. Acesso em 20 mai.20.

Educação. Disponível em: https://catracalivre.com.br/educacao/40-sites-que-oferecem-cursos-online-gratuitos-para-ocupar-a-mente-na-quarentena/. Acesso em 19 mai. 20.

Estadão. Disponível em: <https://cultura.estadao.com.br/noticias/literatura,estadao-inicia-serie-de-lives-com-escritores-sobre-dicas-de-escrita,70003246650>. Acesso em 19 mai. 20.

Ler Para Viver Melhor. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCJfaMjMsVtcJUqkRX9D5mCw?view_as=subscriber. Acesso em 02 jun. 20.

Letras. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/blog/lives-da-semana/>. Acesso em 19 mai. 20.

Léxico. Disponível em: < https://www.lexico.pt/live/>. Acesso em 19 mai. 20.

MOOC GGTE- UNICAMP. Disponível em: <https://moocs.ggte.unicamp.br/> acesso em 19 mai. 20.

PPGEL UNEMAT. Disponível em: https://m.youtube.com/channel/UChrb5CjzEN2jEau0DRw1H2A. Acesso em 02 de jun. 20.

Techtudo. Disponível em:< https://www.techtudo.com.br/noticias/2020/03/o-que-e-uma-live-saiba-tudo-sobre-as-transmissoes-ao-vivo-na-internet.ghtml>. Acesso em 19 mai. 20.

SALLES, João Carlos. In: Palestra Mia Couto. 2020. YouTube. Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=gXJNqfcJWXw .Acesso em 26 mai.20.

Portfólio de Cursos a Distância. Disponível em: https://eadsenaies.com.br/. Acesso em 19 mai. 20.

UFBA. Disponível em: http://www.inscricaocongresso2020.ufba.br/. Acesso em 20 mai. 20.

UNIR. Disponível em: < https://www.unir.br/index.php?pag=noticias&id=28155>. Acesso em 20 mai. 20.

Downloads

Publicado

02/08/2020