PLURALIDADE CULTURAL NA EDUCAÇÃO: UMA BREVE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • ROSÁLIA APARECIDA DA SILVA IFRO Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Tecnologias GET/IFRO Grupo de Estudos Integrados sobre a Aquisição da Linguagem GEAL/UNIR
  • JOELY COELHO SANTIAGO UNIR

DOI:

https://doi.org/10.48212/c&f.v4i1.5867

Palavras-chave:

Pluralidade cultural, Multiculturalismo, Respeito às diferenças, Educação, Brasil.

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar um breve levantamento bibliográfico sobre a pluralidade cultural na educação. O método empregado para dar conta da discussão consistiu em revisão de literatura em torno do tema e da leitura de artigos recentes selecionados. A base teórica empregada advém dos estudos da área de ensino, especialmente das bases conceituais em educação, multiculturalismo e da diversidade cultural, tendo como conceitos chave a compreensão da pluralidade cultural enquanto fator preponderante no desenvolvimento de uma educação de qualidade e emancipatória. O principal resultado que a discussão indicou reside em que conhecer os aspectos de respeito da diversidade a serem encontradas nas escolas pode aumentar a assertividade do trabalho docente no apoio ao acesso, permanência e êxito estudantil.

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Biografia do Autor

ROSÁLIA APARECIDA DA SILVA, IFRO Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Tecnologias GET/IFRO Grupo de Estudos Integrados sobre a Aquisição da Linguagem GEAL/UNIR

Jornalista

Jornalista/ASCOM/IFRO

Mestra em Letras/UNIR

Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Tecnologias GET/IFRO
Grupo de Estudos Integrados sobre a Aquisição da Linguagem GEAL/UNIR

JOELY COELHO SANTIAGO, UNIR

Mestra em História e Estudos
Culturais pela UNIR. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares
Afro-Amazônicos (GEPIAA), no Grupo de Estudos Interdisciplinares das Fronteiras
Amazônicas (GEIFA) e Grupo de Pesquisa Filologia e Modernidades. Desenvolve
pesquisas sobre história, linguagem e memória na Amazônia com o intuito de
compreender a constituição das fronteiras geográficas, histórias e culturais das
comunidades tradicionais do Vale do Guaporé e Mamoré/RO, e assim, registrar suas
memórias, saberes, experiências e práticas histórico-culturais.

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Publicado

29/06/2021

Edição

Seção

Artigos