DOSES DE LEITURA NA PANDEMIA

Autores

  • ALISSON LOPES RIBEIRO NOGUEIRA

DOI:

https://doi.org/10.48212/c&f.v4i1.6290

Palavras-chave:

Leitura. Afetividade. Vivência

Resumo

O presente texto visa apresentar o relato da experiência vivenciada durante a pandemia, através do projeto “DOSES DE LEITURAS NA PANDEMIA” que busca dar ênfase à magnitude da leitura (em suas diversas formas) para evolução do ser humano, que por meio da leitura é que logramos a capacidade de ler e através da leitura o entender todo o nosso universo. Dentro do projeto, apontar a importância da afetividade professor-aluno para a facilitação do aprendizado, principalmente em meio aos acontecimentos em que estamos vivendo. Relatar sobre as propriedades do ensino; apontar à importância da leitura em tempos de pandemia dentro do contexto escolar em que se encontra a turma. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação por permitir investigar a própria prática com  a finalidade de melhorá-la. A leitura unida à afetividade proporcionou resultados satisfatórios no ensino e aprendizagem dos alunos, criando ainda mais o vínculo afetivo entre professor, aluno e família. Este é um instrumento que o professor dispõe para entrar no mundo do aluno, sua realidade e suas experiências, e então realizar um trabalho agradável e harmônico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ALISSON LOPES RIBEIRO NOGUEIRA

Professor da rede municipal de Guajará-Mirim. Especialista em Gestão Escola. Licenciado em Filosofia – Centro Universitário Claretiano. Segunda Licenciatura em Pedagogia – Faculdade da Lap. Bacharel em Teologia – Centro Universitário Claretiano.

Referências

_______, Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Ministério da Educação. Disponível no link: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 02 nov 2020.

ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; MAHONEY, Abigail Alvarenga (orgs.) Afetividade e aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. São Paulo: Edições Loyola, 2007.

BALESTRA, Maria Marta Mazaro. A Psicopedagogia em Piaget: uma ponte para a educação da liberdade. Curitiba: Ibpex, 2007.

CHALITA, Gabriel. Educação: a solução está no afeto. 4. ed. São Paulo: Gente, 2001.

CORALINA, Cora. Vintém de cobre: meias confissões de Aninha‎ - São Paulo, Global, 1983.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

LEITE, S. A. S.; HIGA, S. E. L. Aproximação e afastamento na relação entre crianças e as práticas de leitura: o papel da mediação pedagógica do professor. In: LEME, M. I. S.; OLIVEIRA, P. S. Proximidade e distanciamento. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011, p. 139-160.

SANTANA, Patrícia Maria dos Santos. O Valor do Afeto na Relação Professor-aluno. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/o-valor-do-afeto-na-relacao-professor-aluno/1901#:~:text=De%20acordo%20com%20a%20perspectiva,postura%20do%20conflito%20eu%2Doutro. Acesso em: 02 nov. 2020.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. 18ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

VIEIRA, L. A. Formação do leitor: a família em questão. In: SEMINÁRIO BIBLIOTECA ESCOLAR, III, 2004, Belo Horizonte. III Seminário Biblioteca Escolar: espaço de ação pedagógica, Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2004. Disponível em: http://gebe.eci.ufmg.br/downloads/308.pdf

Downloads

Publicado

29/06/2021

Edição

Seção

Relato de Experiências