A PÉROLA DO MAMORÉ E SEUS ATRAVESSAMENTOS ANTES E DURANTE A PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48212/c&f.v4i1.6291

Palavras-chave:

Guajará-Mirim, Covid-19, Atravessamento, Decretos

Resumo

Há um ano o mundo enfrenta o grande desafio de conter a disseminação do novo Coronavírus. O cotidiano do brasileiro não é mais o mesmo, pois as medidas adotadas para evitar a disseminação do vírus alteraram as atividades, sociais, educacionais, econômicas e culturais e mais do que isso, a alta transmissibilidade do vírus tem ocasionado um número alarmante de casos confirmados e óbitos. O objetivo do presente estudo foi conhecer os dados referentes aos casos confirmados e óbitos relacionados à Covid 19 e analisar os atravessamentos e travessias enfrentados pelo município de Guajará-Mirim durante a pandemia. Para tanto, recorreu-se à abordagem qualitativa, do tipo descritiva, através da pesquisa documental. Neste artigo considerou-se o município, como uma instituição sendo atravessada por diversos fenômenos que se interpenetram em todos os níveis. No período de 20 de março de 2020 a 31 de março de 2021, o município registrou ao todo 17 decretos, declarando o Estado de Calamidade Pública e medidas restritivas, a fim de conter o crescente aumento da transmissibilidade do Coronavírus. A partir da 45ª edição do boletim diário sobre coronavírus, o município registrava os primeiros casos confirmados. Guajará-Mirim, como tantos outros municípios sofre os atravessamentos da pandemia. A economia, a educação, a saúde e tantos outros setores da sociedade estão perdendo o ar. A travessia desse contexto requer novas formas de viver e conviver. É preciso resiliência, empatia e sentimento de coletividade para enfrentar tantos atravessamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

LUANNA FREITAS JOHNSON, DACE/UNIR GUAJARÁ-MIRIM GEIFA

 Doutora em Educação (DINTER UEM/UNIR). Mestre em Psicologia. Docente do Curso de Pedagogia do Departamento Acadêmico de Educação da Universidade Federal de Rondônia 

KLINGER JOHNSON, GEIFA

Mestrando em Agroecologia (PROFAGROEC/UEM). Especialista em Biotecnologia (UEM);

GEISE NATÁLIA RODRIGUES DE FREITAS, GEIFA

Bacharel em Gestão Ambiental; Acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia (Campus de Guajará-Mirim

Referências

AQUINO et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 25(Supl.1):2423-2446, 2020.

BATISTA, J. F.; LOBATO, L. C. H.; PENHA, M. R. Desenvolvimento e sustentabilidade: uma avaliação da situação da região de Guajará-Mirim, Rondônia, Brasil. Observatório Regional do IFRO: Rondônia, 2017. disponível em: http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal16/Procesosambientales/Impactoambiental/06.pdf.

BAREMBLITT, G. F. Compêndio de análise institucional e outras correntes: teoria e prática. 5ed., Belo Horizonte, MG: Instituto Felix Guattari (Biblioteca Instituto Félix Guattari; 2), 2002.

BRASIL. Lei Nº 13.979, DE 6 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/l13979.htm. Acesso em 01/04/2021.

BRASIL. Guia de Vigilância Epidemiológica do COVID-19. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), 2021. Painel coronavírus. Disponível em http://www.covid.saude.gov.br. Acesso em 31 de março de 2021.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa / [organizado por] Tatiana Engel Gerhardt e Denise Tolfo Silveira; coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em: http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf. Acesso em: 07 abr. 2021.

JOHNSON, L.; JOHNSON, K. A morte e o luto em tempos de pandemia. Revista culturas & Fronteiras v. 2, n. 2. Estudos, práticas e experiências em época de isolamento social -COVID 19. Universidade Federal de Rondônia, 2020.

JOHNSON L. F. Identificação de necessidades educacionais especiais do estudante com deficiência intelectual: da política à prática. Tese de doutorado UEM: Maringá, PR, 2020.

RONDÔNIA. Boletim diário sobre coronavírus em Rondônia. Edição 1 a 286. Angevisa; Sesau, 2020. Disponível em: http://www.rondonia.ro.gov.br. Acesso em 15 de março de 2021.

RONDÔNIA. Boletim diário sobre coronavírus em Rondônia. Edição 287 a 376. Angevisa; Sesau, 2021. Disponível em: http://www.rondonia.ro.gov.br. Acesso em 31 de março de 2021.

PALITOT, A. A. N. Nós, a ponte e os outros: Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento em Guajará-Mirim (RO). 2016. 102 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2016.

Downloads

Publicado

29/06/2021

Edição

Seção

Artigos