A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DO IDIOMA ESPANHOL NAS ESCOLAS DE GUAJARÁ-MIRIM – RO/BR

Autores

  • Juliana Alves Universidade Federal de Rondônia campus Jorge Vassilakis
  • Zuila Guimarães Cova dos Santos UNIR

Resumo

O estudo aqui apresentado, fundamenta a necessidade da inclusão do espanhol na cidade de Guajará-mirim. Verificamos que as escolas brasileiras da fronteira de Guajará-Mirim possuem professores que não dominam a língua espanhola, apesar de muitos morarem na região há bastante tempo; eles compreendem pouco, falam menos ainda e não escrevem nada. Com isso, muitos alunos imigrantes ficam sem se alfabetizar. Essa realidade fez imergir meu problema de pesquisa: qual a importância da língua espanhola nas escolas de fronteira? A base teórica da pesquisa foram artigos científicos, leis, resoluções e normas que  tratam da inclusão da língua espanhola no currículo da Educação Básica brasileira, e em especial das escolas localizadas em fronteira Para dar clareza ao estudo aqui apresentado optamos por realizar uma pesquisa qualitativa fundamentada nos estudos bibliográficos, com o objetivo de conhecer o processo histórico da implantação da língua espanhola no currículo da educação brasileira e os movimentos para garantir a permanência da respectiva língua no processo de formação da educação básica. Nossos resultados apontam para estratégias de inclusão, principalmente para as regiões das fronteiras internacionais brasileiras, regiões singulares que precisam ganhar atenção especial dos nossos governantes, tanto em nível nacional, quanto em nível local. 

Palavras-chave: Fronteira 1. Portunhol 2. Línguas de Fronteira 3. Espanhol 4.  

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Biografia do Autor

Zuila Guimarães Cova dos Santos, UNIR

Pós-doutoranda e Educação pela UFPR, Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Professora da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, possui graduação em Pedagogia é Psicopedadagoga (UNIR/RO), especialista em Gestão Escolar, Metodologia do Ensino Superior e Tenologias na Educação. Mestre em Ciências da Linguagem (UNIR/RO). Tem experiência na Educação a Distância, na Formação Inicial e Continuada dos Profissionais da Educação, desenvolve pesquisas na área de Políticas Públicas da Educação; Linguagens, Formação de Professores; Escola em Fronteiras Internacionais e Migrações; Pesquisadora do Grupo de Estudos Interdisciplinares das Fronteiras Amazônicas – GEIFA

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Publicado

01/08/2023