A FRONTEIRA ENTRE O BILINGUISMO E A INCLUSÃO

Um olhar Sociolinguísta no atendimento aos Surdos em Escola Pública de Guajará-Mirim e Porto Velho

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Resumo

RESUMO

A inclusão de surdos compreende uma troca simbólica de elementos políticos e sociais imperativos ao desenvolvimento dos alunos surdos e ao fortalecimento identitário das comunidades surdas tendo em vista que a LIBRAS vem ganhando força e visibilidade nacional. Este trabalho procura efetuar uma análise sociolinguística a partir de observações que retrataram a rotina no atendimento de atividades comunicacionais na educação de surdos obtidas em uma escola pública de Guajará-Mirim-RO. Admitindo-se haver preeminência de marcadores linguísticos que destacam de modo positivo a presença dos surdos na escola regular é preciso abranger situacionalidade deste aluno em relação à língua de sinais no contexto educacional em comparação com outro contexto oferecido em salas de aula bilíngue para surdos na cidade de Porto Velho-RO. A pesquisa foi realizada com dois grupos de acadêmicos surdos, moradores das respectivas cidades: Porto Velho e Guajará-Mirim, no período dos estágios de observação e regência. Fizemos nossas análises com base nas teorias de Foucault (2015), Góes (1996), Skliar (1999 e 2005) e Quadros (2006) e no campo da sociolinguística Louis-Jean Calvet (2002). Na escola inclusiva pesquisa revelou que o sentimento de inclusão é uma meta não atingida na vida dos alunos, pois os surdos em sua maioria são filhos de pais ouvintes que não sabem LIBRAS fato que acarreta atraso de aquisição da Língua de Sinais. Esse fato sobrecarrega tanto o Intérprete quanto o professor (não fluentes em LIBRAS), que para realizar suas atribuições utilizam o tempo da aula para ensinar os sinais e explicar seus respectivos conceitos. Nas salas de aula bilingue a Libras é a língua de interação, instrução e comunicação utilizada por professores surdos e ouvintes, já na educação inclusiva há carência de valorização não apenas da LIBRAS, mas principalmente do sujeito Surdo tendo em vista que existe o aluno surdos e a ausência do professor surdo.

Palavras chave: Educação de Surdos. Sociolinguística. Bilinguismo. Inclusão de surdos

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Biografia do Autor

Caroline Reis dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Graduada em Pedagogia e Tradutora e Intéprete de Libras.

Daiany Furtado de Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Graduanda em Pedagoria pela Unir.

Suziane Viriato de Araújo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Graduada em Letras pela Unir.

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Publicado

01/08/2023