Editorial

Autores

  • Luanna Johnson UNIR
  • Rosa Martins Costa Pereira IFRO
  • Zuila Guimarães Cova dos Santos UNIR
  • Gislaina Rayana Santos

Resumo

Práticas interculturais: tempo e espaços de inclusão

 

A 8ª edição da revista Culturas & Fronteiras traz como tema central "Práticas interculturais: tempo e espaços de inclusão". Nessa edição, buscamos apresentar produções acadêmicas que retratam os desafios enfrentados pelas práticas pedagógicas no contexto intercultural. 

A revista apresenta experiências pedagógicas que buscam promover a inclusão e garantir a aprendizagem de qualidade para todos os alunos, independentemente de suas diferenças e necessidades específicas. O artigo Tecnologias assistivas na educação remota com ênfase na deficiência visual identifica tecnologias assistivas para atender às especificidades educacionais impostas pela condição da deficiência visual. Por sua vez, o texto A fronteira entre o bilinguismo e a inclusão: um olhar sociolinguísta no atendimento aos surdos em escola pública de Guajará-Mirim e Porto Velho propõe uma análise a partir de observações que retrataram a rotina no atendimento de atividades comunicacionais na educação de surdos.

O artigo, Letramento literário em tempos de pandemia: desafios e adaptações entre a Língua Portuguesa e a LIBRAS relata a experiência do letramento literário de Língua Portuguesa através de contações de histórias em Libras como caminhos para inclusão de alunos em tempos de pandemia. As estratégias de comunicação de uma surda são expostas no estudo de caso, As artes de dizer da pessoa surda em uma família de ouvintes.

No que diz respeito à prática docente, a mediação pedagógica é pensada como alternativa para o enfrentamento das dificuldades que envolvem o ensino e aprendizagem, o artigo intitulado Mediação pedagógica: concepção e práticas do profissional da educação.  Nessa direção, Com quantas pedagogias se faz a inclusão na fronteira? é um texto que visa ampliar a reflexão sobre o processo de educação inclusiva, conectando elementos teóricos interdisciplinares. 

Em conexão com a dimensão educacional na fronteira, o estudo   Formação de professores na fronteira: as novas práticas construídas por participantes do projeto ruedas de conversaciones discorre sobre práticas escolares interculturais desenvolvidas por professores que participaram do projeto de Iniciação Científica. Enquanto a importância da inclusão do idioma espanhol nas escolas de Guajará-Mirim – RO/BR discute a inclusão do espanhol no currículo educacional. Outro aspecto abordado nessa edição é a relação da educação no desenvolvimento humano, apresentado no texto A importância das interações sociais na formação humana: Uma análise a partir dos mapas mentais.

Ao apresentar essas reflexões e pesquisas, a revista Culturas & Fronteiras tem o objetivo de ampliar o debate sobre as práticas interculturais e seus desafios no cenário educacional. Buscamos contribuir para a formação de professores mais preparados para lidar com a diversidade e para a construção de ambientes inclusivos, que valorizam as diferenças e promovem o respeito mútuo.

Por fim, convidamos todas as pessoas a explorarem os artigos e reflexões apresentados nesta edição. Esperamos que essas produções acadêmicas possam inspirar novas práticas pedagógicas e contribuir para uma educação mais inclusiva e intercultural.

 

Drª Luanna Johnson

Drª Rosa Martins Costa Pereira

Drª Zuila Guimarães Cova dos Santos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01/08/2023