MIGRAÇÃO INTERNACIONAL E EDUCAÇÃO EM FRONTEIRA: PERSPECTIVAS DE GESTÃO A PARTIR DE CRIAÇÃO DE BANCO DE DADOS

Autores

  • Marco Aurélio Machado de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Naira Corrêa Alva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

A pesquisa, que está em andamento, tem por objetivo a coleta de dados da presença migratória internacional na Rede Municipal de Ensino (REME) em Corumbá, especificamente na Escola Municipal Ângela Maria Perez, possibilitando à gestão escolar o atendimento de demandas escolares como barreira linguística, preconceitos, dificuldades de socialização etc. Após a construção do banco de dados relativos aos alunos migrantes internacionais haverá a caracterização dos perfis dos migrantes internacionais na referida escola. Colaborando para a criação de um ambiente favorável para o desenvolvimento educacional diferenciado. Para a futura elaboração de banco de dados, coletaram-se as seguintes informações: país de origem, língua de origem, idade, sexo/gênero, idade escolar, série em que está matriculado (a). Constatou-se que no primeiro semestre do ano letivo de 2022, há a presença de três nacionalidades:  boliviana, colombiana e venezuelana. Estando matriculados nas séries iniciais e no fundamental I, sendo a faixa etária de 4 a 17 anos de idade.

Biografia do Autor

  • Naira Corrêa Alva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Acadêmica de História no Campus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Bolsista PIBIC/UFMS, pesquisadora junior do Observatório Fronteiriço das Migrações Internacionais. naira.alva@ufms.br

Downloads

Publicado

30/12/2024