O ESPANHOL NAS ESCOLAS DE FRONTEIRA, E A NECESSIDADE DE INCLUÍ-LO NA GRADE CURRICULAR DO MUNICÍPIO DE GUAJARÁ-MIRIM/RO

Autores

Resumo

O estudo aqui apresentado mostra como é possível ter o espanhol na grade curricular das escolas do município de Guajará-mirim, mostrando sua necessidade e as possibilidades que este idioma irá trazer para os moradores de cidades fronteiriças. Através da monografia realizada durante o curso de pedagogia, se fez emergir e buscar aprofundar a conhecer e pesquisar melhor sobre o tema citado. Para dar uma melhor clareza sobre o estudo, optamos em realizar uma pesquisa qualitativa, fundamentada em estudos bibliográficos, estudando profundamente sobre o processo histórico da implantação do idioma espanhol, e como estar a movimentação para garantir a permanência do espanhol na educação básica. O resultado mostrou como abordar estratégias para que o espanhol seja incluído na grade curricular, tanto no nível nacional, quanto municipal.

Palavras-chaves: Espanhol, Fronteira, línguas de fronteira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Alves, Universidade Federal de Rondônia campus Jorge Vassilakis

Biografia de Juliana dos Santos Alves:

Nasceu em 16 de novembro de 1990 em Porto Velho, Rondônia. Atualmente, ela reside em Guajará-Mirim, também em Rondônia. possui formação em Pedagogia, onde adquiriu uma sólida base educacional.

Com uma personalidade dinâmica e comunicativa, é uma profissional que se destaca por sua habilidade em trabalhar em equipe. Ela possui amplo conhecimento no uso de computadores, seja para realizar edições e formatações de textos, seja para pesquisar informações pela internet. Sua capacidade de compreensão, expressão e comunicação é notável, tornando-a uma profissional versátil em diferentes contextos.

Tem uma afinidade especial com crianças e demonstra uma excelente capacidade de interação com elas. Durante seu estágio na educação infantil, obteve uma nota máxima, destacando-se pelo seu comprometimento e dedicação. Além de seu trabalho, tem interesses amplos e busca constantemente estudar e aprender. Ela acredita que o conhecimento é uma ferramenta poderosa para o crescimento pessoal e profissional. Sua filosofia de vida é baseada em ajudar sempre que possível, evitando prejudicar qualquer pessoa. É conhecida por sua generosidade e empatia, buscando fazer a diferença na vida das pessoas ao seu redor.

Juliana dos Santos Alves é educadora comprometida, com habilidades sociais excepcionais e uma paixão por contribuir para a educação e o desenvolvimento das crianças. Sua dedicação, ética de trabalho e atitude positiva são características que a destacam em sua área de atuação.

Zuíla Guimarães Cova dos Santos, Universidade Federal de Rondônia campus Jorge Vassilakis

Pós-doutoranda em Educação pela UFPR, Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Professora da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, possui graduação em Pedagogia é Psicopedagoga (UNIR/RO), especialista em Gestão Escolar, Metodologia do Ensino Superior e Tecnologias na Educação. Mestre em Ciências da Linguagem (UNIR/RO). Tem experiência na Educação a Distância, na Formação Inicial e Continuada dos Profissionais da Educação, desenvolve pesquisas na área de Políticas Públicas da Educação; Linguagens, Formação de Professores; Escola em Fronteiras Internacionais e Migrações; Líder do Grupo de Estudos Interdisciplinares das Fronteiras Amazônicas – GEIFA.

Downloads

Publicado

30/12/2023