A LUDICIDADE REPRESENTADA PELOS MAPAS MENTAIS DE ALUNOS RIBEIRINHOS NO VALE DO GUAPORÉ-MAMORÉ NA FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA
Resumo
O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada no contexto do Grupo de Pesquisa de Estudos Interdisciplinares da Fronteira Amazônica- GEIFA, vinculado à Universidade Federal de Rondônia-UNIR. Trata de uma investigação de percepção e vivência realizada no Vale do Guaporé-Mamoré, fronteira Brasil-Bolívia. O estudo teve como objetivo reconhecer as atividades lúdicas que as crianças e jovens das comunidades ribeirinhas realizam nos momentos de interação e lazer. O método de abordagem do estudo teve característica qualitativa e pesquisa de campo realizada nas comunidades ribeirinhas do Brasil e da Bolívia no período de setembro de 2017, com a finalidade de responder a seguinte questão problema: Quais são as principais atividades lúdicas representadas nos mapas mentais de alunos ribeirinhos, quais os motivos das escolhas feitas? Os resultados apontam que os ribeirinhos possuem simpatia espontânea para as brincadeiras no campo de futebol, seja para o futebol propriamente dito ou como na utilização do espaço do campo para outras brincadeiras, como pular corda, a pesquisa também sinalizou para o respeito pátrio dentre os bolivianos. Nesse sentido o ato de brincar é fundamental para as crianças nas suas interações sócio-cultural como também para seu desenvolvimento físico, motor, social, moral, emocional e afetivo.
Palavras-Chaves: Mapas mentais. Ludicidade. Fronteira. Ribeirinho