POR UMA PEDAGOGIA DA FRONTEIRA
Resumo
RESUMO
Este trabalho buscou pensar a relevância do curso de pedagogia na cidade de Guajará-Mirim, tendo como objetivos específicos analisar o papel do currículo da disciplina de língua portuguesa na fronteira e compreender o impacto do curso de Pedagogia para a educação da/na Fronteira, tendo em vista que o curso é oferecido pela Universidade Federal de Rondônia e esta foi a primeira instituição de ensino superior na fronteira Guajará-Mirim/Guayaramerin. Quando o assunto é sobre fronteira, temos em vista que na cidade tem muitos imigrantes, e nas escolas é necessário o olhar sobre a diversidade para que o ensinamento seja entendido. É importante ressaltar que o currículo enrijecido dificulta o aprendizado e restringe o potencial da formação de professores. Sendo uma pesquisa qualitativa, nossa metodologia de pesquisa está compartimentada em auto-etnografia, levantamento bibliográfico e pesquisa exploratória e descritiva. Os resultados constatam que o curso tem ampliado no currículo maior enfoque ao ensino de língua portuguesa, que apresenta o ponto positivo de incluir literaturas e outras linguagens, porém ainda não contemplou o ensino de língua portuguesa com segunda língua e menos ainda pelo viés da prática social de linguagem da fronteira, com elementos do idioma espanhol e português muito utilizado nas interações entre brasileiros e bolivianos. As práticas acolhedoras das práticas de linguagem da sociedade da fronteira restringindo essas temáticas apenas a projeto de iniciação Científica Ruedas de Conversações: Práticas Escolares de Acolhimento e Ensino para imigrantes que divulga suas pesquisas por meio da Revista Culturas e Fronteiras pelo grupo de Estudos Interdisciplinares das Fronteiras Amazônicas - Geifa.
Palavras-chave: Pedagogia da fronteira. Práticas de linguagem na fronteira. Formação de professores da fronteira.