POR UMA PEDAGOGIA DA FRONTEIRA

Autores

  • Emily Lins de Oliveira Universidade Federal de Rondônia/UNIR https://orcid.org/0009-0000-3291-4585
  • Caroline Reis dos Santos Universidade Federal de Rondônia
  • Ednéia Bento de Souza Fernandes Universidade Federal de Rondônia/UNIR

Resumo

 

RESUMO

Este trabalho buscou pensar a relevância do curso de pedagogia na cidade de Guajará-Mirim, tendo como objetivos específicos analisar o papel do currículo da disciplina de língua portuguesa na fronteira e compreender o impacto do curso de Pedagogia para a educação da/na Fronteira, tendo em vista que o curso é oferecido pela Universidade Federal de Rondônia e esta foi a primeira instituição de ensino superior na fronteira Guajará-Mirim/Guayaramerin. Quando o assunto é sobre fronteira, temos em vista que na cidade tem muitos imigrantes, e nas escolas é necessário o olhar sobre a diversidade para que o ensinamento seja entendido. É importante ressaltar que o currículo enrijecido dificulta o aprendizado e restringe o potencial da formação de professores. Sendo uma pesquisa qualitativa, nossa metodologia de pesquisa está compartimentada em auto-etnografia, levantamento bibliográfico e pesquisa exploratória e descritiva. Os resultados constatam que o curso tem ampliado no currículo maior enfoque ao ensino de língua portuguesa, que apresenta o ponto positivo de incluir literaturas e outras linguagens, porém ainda não contemplou o ensino de língua portuguesa com segunda língua e menos ainda pelo viés da prática social de linguagem da fronteira, com elementos do idioma espanhol e português muito utilizado nas interações entre brasileiros e bolivianos. As práticas acolhedoras das práticas de linguagem da sociedade da fronteira restringindo essas temáticas apenas a projeto de iniciação Científica Ruedas de Conversações: Práticas Escolares de Acolhimento e Ensino para imigrantes que divulga suas pesquisas por meio da Revista Culturas e Fronteiras pelo grupo de Estudos Interdisciplinares das Fronteiras Amazônicas - Geifa.

Palavras-chave: Pedagogia da fronteira. Práticas de linguagem na fronteira. Formação de professores da fronteira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emily Lins de Oliveira, Universidade Federal de Rondônia/UNIR

Graduada em Letras Português e acadêmica do curso de Pedagogia Unir/CGM, e-mail: emilylins_13@hotmail.com. https://orcid.org/0009-0000-3291-4585

Caroline Reis dos Santos, Universidade Federal de Rondônia

Graduada em Pedagogia, Universidade Federal de Rondônia. Membro do Grupo de Estudo Interdisciplinares das Fronteiras Amazônicas, bolsista Tradutora e Intérprete de Libras-UNIR, e-mail: carolinereisnorb@gmail.com.

Ednéia Bento de Souza Fernandes, Universidade Federal de Rondônia/UNIR

Tradutora e Intérprete de Libras da Universidade Federal de Rondônia/UNIR, pesquisadora extensionista da UNIR, graduada em história e Letras-Libras, mestre em Letras pela Universidade Federal de Rondônia, Membro do Grupo de Estudo Interdisciplinares das Fronteiras Amazônicas e orientadora da pesquisa, email: edneia.fernandes@unir.br.

Downloads

Publicado

30/12/2023