FESTA DAS REGIÕES NA EEEFM IRMÃ MARIA CELESTE
REGISTROS DE EXPERIÊNCIAS NO PERÍODO DE 1999 A 2005
Resumo
Este estudo pretende versar sobre registros das experiências durante a realização do projeto Festa das Regiões na Escola Estadual Irmã Maria Celeste, localizada no município de Guajará-Mirim-RO, na fronteira do Brasil com a Bolívia, no período de 1999 a 2005. O projeto foi idealizado por uma professora de Geografia, sem aplicação de recursos públicos, mas literário-pedagógicos, para alunos da educação básica. Para tanto, teve acompanhamento, supervisão, realização e avaliação de outros professores, visando garantir a efetividade e a eficácia de produção de saberes e alcançar os objetivos propostos, que foram: a priori pesquisar e conhecer as regiões brasileiras em aulas de Geografia com os terceiros anos do ensino médio e a posteriori envolvendo as demais turmas do Ensino Fundamental (à época). O percurso metodológico deste estudo buscou como fundamento a “escrevivência”, cunhada por Conceição Evaristo (2017), que sustenta a ideia da escrevivência, em que “as histórias são inventadas, mesmo as reais, quando são contadas”. Quanto ao material, para a análise, buscou-se informação em relatos de participantes, vídeos divulgados na internet e anotações em cadernos. Para os pressupostos teóricos, optou-se pelas contribuições de Soares (2000) sobre os conceitos de letramento e práticas sociais de leitura; de Bakhtin sobre o gênero discursivo e dialogismo; referências dos Parâmetros Curriculares Nacionais sobre temas transversais e a pluralidade cultural/orientação sexual. Na análise específica recorreu-se à teoria de Teixeira (1959); quanto aos gêneros textuais de Marcuschi (2003).
Palavras-chave: Educação. Interdisciplinaridade. BNCC. Identidade. Fronteira. Cultura.