PIBID/ PEDAGOGIA - EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

  • Daniel Chanevy Coimbra Universidade Federal de Rondônia-UNIR
  • Aline Cristiane da Silva

Resumo

O presente trabalho trata-se de um relato de experiência que tem como objetivo apresentar minhas vivências no PIBID/Pedagogia - Educação Especial no atendimento educacional especializado (AEE). Tem como finalidade compreender o processo de aprendizagem e desenvolvimentos dos alunos público alvo da educação especial partindo da realidade de que se insere o processo educativo e desenvolver forma de intervenção a partir do pressuposto da Psicologia histórico cultural. Para alcançar os objetivos propostos, utilizaremos a “abordagem qualitativa, pois esta possibilita ao pesquisador estudar como um determinado fenômeno se manifesta nas atividades, nos procedimentos e nas intenções cotidianas” (Ludke; André, 2014, p.13). Com base nas análises dos relatórios diários das atividades dos alunos atendidos constatou-se uma evolução nos aspectos sociais e pedagógicos. evidencia-se aqui a importância do papel da mediação pedagógica e da educação escolar no desenvolvimento das funções psíquicas, pois pressupõe-se que, através de mediações culturais planejadas e intencionais, a escola cria condições para que os estudantes se apropriem dos conhecimentos acumulados pela humanidade.

Palavras-chave: PIBID; Educação Especial; AEE; Psicologia Histórico-Cultural.

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Publicado

30/12/2023