PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS BOLIVIANOS, MATRICULADOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, NO MUNICÍPIO DE GUAJARÁ-MIRIM/RO

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Resumo

Guajará-Mirim, localizada no estado de Rondônia é uma cidade que faz fronteira com Guayaramerín/Beni-Bolívia, assim, o fluxo de imigrantes bolivianos é diário. Por consequência, as escolas também possuem bolivianos matriculados, tanto na modalidade regular, como na EJA. A partir disso pretende-se responder a seguinte indagação: Como ocorre a alfabetização de alunos bolivianos na EJA, no município de Guajará-Mirim/RO? Para tanto, objetiva-se: conhecer como os alunos bolivianos são alfabetizados na EJA; compreender como se dá o processo de educação na fronteira com Guayaramerín, na modalidade; e entender a diversidade cultural existente na Educação de Jovens e Adultos, no município. A coleta de dados será por meio de pesquisa bibliográfica baseada em revistas, periódicos, livros, decretos e e-books. De abordagem qualitativa apresentam-se análises contundentes à temática abordada. Através da análise dos dados obtidos, verificou-se que os imigrantes bolivianos ou filhos de imigrantes, buscam a escola para aprender o idioma para então ler e escrever. E em consequência disso, se sentirem mais valorizados e incluídos na sociedade local. Contudo, por meio das informações encontradas a alfabetização de imigrantes bolivianos, na EJA necessita de ajustes para então tornar-se igualitária, inclusiva e respeitosa. A partir desses resultados é possível verificar pontos que precisam ser melhorados e refletidos, para então estarem de acordo com o que os sujeitos almejam para ter qualidade de vida e se sentirem acolhidos e dignos, no país que escolheram viver.

Palavras-chave: Alfabetização. EJA. Imigrantes Bolivianos.

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Publicado

30/12/2023