SABERES E PRÁTICAS AO FAZER PEDAGÓGICO

A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA NO ESPAÇO ESCOLAR PARA ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS

Autores

  • Maricarla Brito Moreno Universidade Federal de Rondônia

Resumo

Este ensaio tem como objetivo apresentar um diálogo sobre a cartografia no espaço escolar para alunos das séries iniciais a partir de leituras bibliográficas e análises literárias. Nesse caminho buscaremos esclarecer de forma conceitual como ocorre o processo de desenvolvimento das práticas pedagógicas, seus avanços e dificuldades em trabalhar a cartografia no espaço escolar. O instrumento principal para a elaboração deste estudo e coleta de informações, foram as pesquisas bibliográficas e análise conceitual. Para a fundamentação desta pesquisa utilizaremos dos estudos de ALMEIDA (2010) que fala sobre Cartografia na escola, apresentando questões conflitantes na educação das séries iniciais; PASSINI (2012), que discute em sua obra os processos de construção de conhecimentos conceituais e os procedimentos que desenvolvem habilidades para que o aluno faça a leitura do mundo a partir de suas próprias representações; PIAGET (1993)  que discute como se dá a representação do espaço para a criança, suas principais características que compõe este processo de desenvolvimento. Desta forma entendemos que a educação geográfica com a utilização da cartografia e seus recursos é fundamental não só para o desenvolvimento das aprendizagens socioambientais, como também, para a noção de lugar, paisagem, lateralidade, espaço e tempo, tendo em vista que são crianças no início do processo de sua escolarização. 

Palavras chaves: Práticas Pedagógicas; Cartografia; Geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maricarla Brito Moreno, Universidade Federal de Rondônia

Este trabalho apresenta resultados de uma investigação sobre o ensino de Língua Portuguesa em escolas pública da Educação Básica, E.E.E.F. Durvalina Estilbem de Oliveira e E. E. E. F. Rocha Leal. do município de Guajará-Mirim/RO, na fronteira Brasil-Bolívia, considerando-se a presença de inúmeros alunos bolivianos nas escolas brasileiras e os desafios da prática docente.

Nesse sentido, a pesquisa foi realizada através da observação da prática docente, conversas informais com professores e alunos e aplicação de questionários aos professores, com o objetivo de verificar como a Educação Linguística está sendo desenvolvida nas escolas públicas, na fronteira Brasil-Bolívia.

As análises dos dados coletados foram fundamentadas pelos estudos de Guedes (2006), cuja obra “A formação do Professor de Português: que língua vamos ensinar?” discute sobre a identidade do professor de Língua Portuguesa; Silva (2007), que discute sobre Educação, etnicidade e preconceito no Brasil, destacando que a escola legitima os preconceitos e

hierarquias sociais e étnicas no Brasil; Preuss & Álvares (2014), que apresenta conceitos de bilinguismo e discute sobre as políticas linguísticas no Brasil e outros.   

Downloads

Publicado

30/12/2023