MORFOLOGIA E O ENSINO DE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
ENFOQUE NUMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO SUBSTANTIVO EM SALAS VIRTUAIS DE LÍNGUAS PORTUGUESA E ESPANHOLA
Resumo
Este trabalho objetiva analisar a proposta pedagógica para ensino-aprendizagem de aspectos da Morfologia Nominal da Língua Portuguesa, veiculada na plataforma YOUTUBE. Trata-se de uma pesquisa de cunho quantitativo-qualitativo. Foram objeto de pesquisa 05 youtubers brasileiros e 05 espanhóis. Tais proponentes, dessa modalidade de ensino, visam e dispõem-se a ensinar seus seguidores a dominar noções teórico-práticas da flexão do substantivo. Usamos os nomes das letras gregas para a análise de cada aula naquela sala. Para a análise, foram considerados os seguintes aspectos: título da aula, duração da aula, teoria, exemplos, números de inscritos no canal, número de seguidores, os 5 primeiros comentários postados, curtidas positivas, sequência da aula e finalidade da aula. As seguintes perguntas foram formuladas: Youtubers, nas suas salas virtuais, seguem a Gramática Tradicional (GT) ou outro modelo teórico? Há alguma similaridade entre as propostas para ambas as línguas? Assim, este artigo procura responder à problemática sobre o papel da flexão do substantivo no ensino de língua materna, tanto para o português, como para o espanhol.
Palavras-chave: Morfologia Nominal. Morfologia Derivacional; Ensino de gramática; Plataforma Digital.