CURRÍCULO E OS NOVOS CAMINHOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA EM UM CENÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Jaqueline Sousa Santos Pita Universidade Estadual da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.48212/cf.v6i1.6928

Resumo

Diante das especificidades que são próprias da Educação Especial e Inclusiva, o currículo e as adaptações curriculares necessárias para estabelecer uma educação para todos, são imprescindíveis, mesmo em contexto atípico. Em um panorama de incertezas, fruto das necessidades impostas pelo Covid – 19, frente às possibilidades de recursos e estratégias utilizados no contexto da Educação Inclusiva, este trabalho tem como objetivo apresentar o relato de uma experiência vivenciada em uma Escola do Município de Salvador que contempla estudantes do Ensino Fundamental II, através de momentos de intercâmbio entre a professora do AEE, coordenação escolar e professores da sala de aula regular, em que a formação continuada se fez presente, por meio de reuniões online. Essa experiência, ratificou a importância de trocas de conhecimentos e estudos a serem realizados constantemente, em prol da formação continuada de professores para que reflexões sobre a prática pedagógica sejam realizadas e assim, reconstruídas com uma base inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Sousa Santos Pita, Universidade Estadual da Bahia

Doutora e Pós-Doutora em Educação; Mestre em Letras e Linguística; Especialista em Gramática e Texto e em Psicanálise; Licenciada em Letras Vernáculas com Inglês e respectivas Literaturas. Atualmente professora Titular DE do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEDUC, coordenando a pesquisa CONSTITUIÇÃO DE LEITORES. Atuei no Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (2016-2018) e no Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA (2016-2018). Líder do Grupo de Pesquisa e Estudo em Leitura e Contação de Histórias GPELCH e vice-líder do grupo de pesquisa Formacceinfnacia, Linguagens e EJA FORINLEJA - DEDC I- UNEB. Membro da Rede de Pesquisadores sobre Leitura Literária e Arte Narrativa - Rede de Pesquisadores LLAN, coordenado pela professora Ilsa Vieira do Carmo Goulart (Universidade Federal de Lavras). Membro da Pesquisa Interinstitucional Cacimba de HIstórias, coordenado por Luciene Sousa Santos - UEFS. E-mail: rloliveira@uneb.br

 

Downloads

Publicado

07/08/2022