MAPEAMENTO E PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DOS CURSOS DE PORTUGUÊS PARA IMIGRANTES E REFUGIADOS NO BRASIL A PARTIR DE 2010
DOI:
https://doi.org/10.48212/c&f.v1i001.4555Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados parciais de uma pesquisa em andamento sobre as perspectivas teórico-metodológicas de cursos de português no Brasil a partir de 2010. Essa pesquisa é classificada como aplicada, delineada por uma pesquisa de campo, etnográfica e participante, realizada em um curso na cidade de Porto Velho. Nos cursos de outros estados brasileiros foram aplicados questionários via google doc, bem como entrevistas via aplicativos de whatsapp, facebook, messenger e email. Foram mapeados, inicialmente, 50 cursos de português, sendo a maioria nos estados e São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais. Os primeiros resultados apontam que os novos fluxos migratórios para o Brasil, complexos e diversificados demandam a emergência de cursos que tomem o ensino do português brasileiro de forma a promover a autonomia dos aprendizes, pautado na inserção sociocultural, para que os imigrantes e refugiados possam desenvolver as habilidades linguísticas da língua alvo para alcançar seus objetivos na sociedade destino, nesse caso o Brasil.
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Referências
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