A resposta de Eva:

tradição e simbolismo em Sweat, de Zora Neale Hurston

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.15.n.4.7065

Palavras-chave:

Matrimônio, Literatura estadunidense, Zora Neale Hurston

Resumo

Ao longo da História, a instituição do casamento tem sido fonte contínua de inspiração para a criação de narrativas literárias. Vários escritores e escritoras, como Jane Austen, por exemplo, tornaram-se conhecidos por trabalhos que tratam do tema. Há de se notar, porém, que muitos desses textos abordam o casamento como o fim da trama, como algo a ser almejado e que fosse, indubitavelmente, garantir a felicidade eterna às personagens da obra. Contudo, com a mudança das perspectivas em volta do tema, a perfeição atribuída à instituição pelo Romantismo foi problematizada e, com o tempo, um tom mais realista emergiu, trazendo o casamento não como fim da trama, mas como o início dos problemas a serem enfrentados pelas personagens da narrativa. Levando em conta essa nova configuração, o objetivo deste trabalho é tratar dos traços da Tradição nas relações de poder entre marido e mulher dentro da instituição do casamento em “Sweat” (1926), de Zora Neale Hurston. Em nossa análise daremos atenção às particularidades das opressões sofridas pela protagonista e às maneiras pelas quais ela tenta se libertar de tais opressões. Além disso, nos atentaremos ao uso dos símbolos religiosos da tradição judaico-cristã no texto literário e como os seus sentidos dialogam com o conteúdo do conto. Para isto, utilizaremos das considerações teórico-metodológicas de Johnson (2008), Magalhães (2015) e Silva (2016), dentre outros (as).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovane Alves de Souza, Universidade Estadual da Paraíba

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (PPGLI) da Universidade Estadual da Paraíba (2021) - Conceito CAPES 4, onde desenvolvi pesquisa na área de Literatura, Memória e Estudos Culturais. Graduado em Letras - Habilitação em Língua Inglesa (2018) pela mesma instituição. Atualmente, sou professor substituto do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, além de ser aluno de pós-graduação no curso de Especialização em ensino de línguas e literaturas na educação básica (UEPB/Campus III). Tenho interesse/pesquiso na área de Literaturas Estrangeiras Modernas, com enfoque nos Estudos de Gênero.

Maria Simone Marinho Nogueira, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Filosofia pela Universidade de Coimbra [título revalidado no Brasil pela UFPB na área de concentração Metafísica], Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba, Licenciada em Filosofia e em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É Professora Associada da Universidade Estadual da Paraíba e Professora Permanente do PPGLI (Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade) na mesma Universidade. E-mail: mar.simonem@gmail.com

Referências

BROTHER to brother. Direção e roteiro por Rodney Evans. Produzido por Aimee Schoof, Isen Robbins, Kim McKay e Rodney Evans. Estados Unidos: Wolfe Video, 2004. 90 min.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 1: a vontade de saber. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 18. ed. São Paulo: Graal, 2007.

GATES, Henry Louis; LEMKE, Sieglinde. Introdução. In: HURSTON, Zora Neale. The complete stories. 1. ed. Harper Collins, 1995.

HURSTON, Zora Neale. The complete stories. 1. ed. Nova York: Harper Collins, 1995.

MAGALHÃES, Antonio Carlos de Melo. Religião: entre desejo, autocrítica e comensalidade. 1. ed. São Bernardo do Campo: Ambigrama, 2015.

RÉGNIER-BOHLER, Danielle. Vozes literárias, vozes místicas. Tradução A. Ramalho et al. In: DUBY, George; PERROT, Michele. História das mulheres: a Idade Média. Porto: Edições Afrontamento, 1990, p. 517-591.

SILVA, Eli Brandão da. Literatura e religião tecidas na metáfora. Plural Pluriel, Religion et Arts, v. 15, 2016, [p.2-15] Disponível em: http://www.pluralpluriel.org/index.php/revue/article/view/50. Acesso em: 18 out. 2020.

Downloads

Publicado

21/04/2023

Como Citar

Alves de Souza, G., & Marinho Nogueira, M. S. (2023). A resposta de Eva:: tradição e simbolismo em Sweat, de Zora Neale Hurston . Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 15(4), 151–162. https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.15.n.4.7065