O pequeno príncipe preto, de Rodrigo França, adaptado para audiolivro

construindo mecanismos para uma educação antirracista e emancipatória

Autores

  • Wellington Marçal de Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG https://orcid.org/0000-0002-8881-6850
  • Rúbia de Oliveira Lino Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais
  • Maria Flávia Ribeiro Rodrigues Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.16.n.3.7713

Palavras-chave:

Literatura infanto-juvenil; Educação para relações étnico-raciais; Literatura afro-brasileira; Lei n. 10.639/2003

Resumo

Objetiva compartilhar o trabalho de elaboração coletiva de um audiobook, na perspectiva das educações étnico-raciais, realizado no escopo das atividades do estágio supervisionado, junto aos discentes da Educação Tempo Integral, Anos Finais do Ensino Fundamental, Projeto Sementes do Amanhã, da Escola Estadual Carvalho de Brito, localizada no município de Sabará, MG. Defende-se que o trabalho com a literatura negra e a afro-brasileira, desde os primeiros anos do percurso escolar, incidirá positivamente para formação do corpo discente numa perspectiva em que a diversidade, notadamente, a que diz respeito à ancestralidade de matriz africana e suas diásporas seja ponto estruturante de um tecido social com mitigado grau de intolerância. Conclui-se ter sido assertiva a escolha em trabalhar com O pequeno príncipe preto, do escritor afro-brasileiro Rodrigo França e ilustrações de Juliana Pereira, principalmente se observado o grau de participação dos discentes e a curiosidade em dialogar sobre as várias questões, notadamente sobre tópicos étnico-raciais, suscitados pela enunciação literária dessa obra.

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Publicado

27/12/2023

Como Citar

Carvalho, W. M. de, de Oliveira Lino, R., & Flávia Ribeiro Rodrigues, M. (2023). O pequeno príncipe preto, de Rodrigo França, adaptado para audiolivro: construindo mecanismos para uma educação antirracista e emancipatória. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 16(3), 240–257. https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.16.n.3.7713

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