A violência do preconceito racial em práticas (pouco) educativas

Autori

DOI:

https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.15.n.4.7071

Abstract

Este artigo traz uma análise e reflexão sobre a maneira pela qual o preconceito racial vem sendo tratado, ainda hoje, pela escola e pela família. Neste sentido, abordamos como essas instituições influenciam de forma significativa na formação negativa da identidade racial do sujeito. Em seguida, tratamos da violência do preconceito racial na escola e da importância de um currículo escolar crítico que inclua em suas propostas de ensino as questões étnico-raciais, visando a implementação de uma educação antirracista. Na sequência, ressaltamos a necessidade de refletir sobre o currículo oculto nas escolas e, por fim, apontamos algumas possibilidades que podem ser realizadas para enfrentar esse mal.

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Biografie autore

Maria Aparecida Alves de Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Professora efetiva de Língua Portuguesa na Educação Básica, Ensino Fundamental: Anos Finais no Colégio Municipal João Primo da Silva da cidade de Mulungu do Morro-BA. Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras na Universidade Estadual de Feira de Santana-BA - UEFS. Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal da Bahia -UFBA, especialista em Psicopedagogica Clínica/Institucional pela Faculdade Católica de Anápolis-GO e especialista em Gestão Educacional pela Faculdade São Salvador-BA. Graduada em Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências da Bahia - FACIBA e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahi - UNEB. E-mail: cidaarturnoa@gmail.com

Eusana Maria Pereira de Almeida, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Licenciada em Letras - Habilitação em Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade do Estado da Bahia (2009). Especializada em Linguística Aplicada à Língua Portuguesa pela Universidade do Estado da Bahia (2002) e Especializada em Psicanálise Clínica pela Faculdade de Sergipe (2010). Atualmente é professora efetiva da rede Estadual de Educação da Bahia, atuando nos níveis Fundamental e Médio e aluna do curso de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS.

Francisco Fábio Pinheiro de Vasconcelos, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Licenciado em Letras com Inglês pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1997), Mestrado em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Federal da Bahia (1997) e Doutorado em Letras e Linguística (Estudos Literários) pela Universidade Federal de Alagoas (2010). Professor Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana (Departamento de Educação). Coordenou O Estágio Supervisionado dos Cursos de Letras do Centro Universitário Jorge Amado no período de 2011 a 2018. É Membro dos Grupos de Pesquisa : Literaturas e Cinemas: confluências e problematizações (UFRPE-UAST); Grupo de Pesquisa "Tal formação, tal ensino ? Uma (re)leitura das políticas de sentido do ensino de professores-formadores, como atos de currículo que podem qualificar a formação do licenciado e suas práticas docentes em sala de aula" e do Grupo de Pesquisa em Poéticas Orais onde participa da pesquisa do grupo de "Cacimba de Histórias: Vidas e Saberes dos Contadores de Histórias Tradicionais de cidades do Interior da Bahia". Coordenou o núcleo de Língua Portuguesa e Artes do Programa Residência Pedagógica. Coordena o Projeto de Extensão "Literatura e ensino: alternativas metodológicas na formação dos licenciandos em letras-UEFS" (resolução CONSEPE 077/2019).Atua como docente do Programa de Pós-graduação - ProfLetras (UEFS-BA) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários ?PROGEL (UEFS). Assessor ad hoc do PNLD-Literário 2019/2020. Tem larga experiência na área de Letras, - ensino básico e superior - com ênfase em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Leitura e Produção de Textos, Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

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Pubblicato

21/04/2023

Come citare

Alves de Oliveira, M. A., Pereira de Almeida, E. M., & Pinheiro de Vasconcelos, F. F. (2023). A violência do preconceito racial em práticas (pouco) educativas. Revista De Estudos De Literatura, Cultura E Alteridade - Igarapé, 15(4), 203–218. https://doi.org/10.47209/2238-7587.v.15.n.4.7071