Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Todo material submetido para análise deve seguir os templates linkados,  onde constam instruções detalhadas sobre dados a serem enviados, seu formato, bem como normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que devem ser utilizadas;

Os artigos devem apresentar uma extensão de 10 a 15 páginas, incluindo resumos e referências bibliográficas e seguir as diretrizes do Template para artigo. 

Os artigos devem ser enviados em documento word. 

Os artigos devem contemplar introdução (com definição clara dos objetivos do texto), metodologia, análise/relato dos resultados e considerações finais.

Para as resenhas (Template;) os autores (as) devem observar os seguintes critérios:

1) Resenhas de obras literárias e teóricas recentes, publicadas até três anos a contar da data de submissão da resenha.

2) Cada edição da revista selecionará até duas resenhas.

3) As resenhas devem ter até 5 páginas, incluindo os títulos (referência da obra resenhada no formato ABNT), os resumos e palavras-chave (nos dois idiomas), as referências bibliográficas (caso haja citações), notas de rodapé etc. Formatação em fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5.

4) As resenhas submetidas deverão seguir o seguinte Template;

Quando houver envio de entrevista o arquivo deverá, obrigatoriamente, ser submetido seguindo  Templatecom as diretrizes da revista. 

As submissões deverão ser feitas por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas mediante o Cadastro de usuário/autor. Ao cadastrar o perfil no sistema, informar por extenso os dados solicitados, evitando o uso de siglas. Guardar login e senha de acesso para acompanhamento do processo editorial. O sistema da revista diferencia letras maiúsculas e minúsculas em ambos os campos. Por isso, ao acessar o sistema, é necessário digitar os caracteres alfanuméricos observando essas características.

 

Condições para submissão

A Revista Igarapé publica artigos inéditos, resenhas e entrevistas, tendo como foco a divulgação de trabalhos da área  de Letras em diálogo com a  Literatura. Os textos submetidos à publicação podem ser escritos nas seguintes línguas: português, espanhol, italiano e inglês.

Obs.1: Cada submissão pode conter, no máximo, três autores.

Obs. 2: Não se publica um mesmo autor em duas edições seguidas 

Obs. 3: Serão aceitos artigos de pesquisadores mestres e doutores. Mestrandos e pesquisadores com graduação poderão submeter artigos em coautoria com seus orientadores e/ou com outros pesquisadores mestres e doutores.

Obs. 4: Caso o trabalho seja baseado em parte de uma tese, dissertação ou anais de congresso, o editor deve ser informado.

Obs. 5: O conteúdo do artigo deve estar alinhado com a política editorial e o escopo temático da revista. Os autores devem verificar a seção "Sobre" ou "Foco e Escopo" no site do periódico antes da submissão.

Obs. 6: Caso seja detectado plágio ou autoplágio o artigo será rejeitado.  Ambas as práticas são consideradas má conduta grave e podem levar à rejeição ou retratação do artigo. 

Obs. 7: Os autores listados deverão se cadastrar na revista. A submissão é  feita online, através do sistema da revista, e requer o cadastro de dados dos autores (incluindo ORCID) e, às vezes, um breve currículo.

Obs. 8: Os manuscritos deverão seguir as normas da revista conforme Template, disponilizado acima. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.