Sobre a Revista

Histórico

A Revista Práxis Pedagógica (RPP) é um periódico científico editado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). A Revista foi lançada em 2000, inicialmente em formato impresso, e a partir de 2018, passou a ser disponibilizada online.

A Práxis circulou entre 2000 e 2002 e parou suas atividades. Em 2012, ela voltou a ser publicada e a promover a disseminação dos conhecimentos nas áreas que compreendem as Ciências da Educação e interrompeu novamente suas atividades. Após vários debates por parte do Colegiado do PPGE, em 2018, ficou decidido retomar sua função de divulgação científica. 

A RPP faz parte da história do PPGE e, após um período de inatividade, foi recolocada a serviço dos pesquisadores em Educação mediante um esforço inicialmente liderado pela Prof.ª Dr.ª Aparecida Luzia Alzira Zuin (Editora-chefe de janeiro de 2018 a fevereiro de 2021), pelo Prof. Dr. Rafael Fonseca de Castro (Editor-chefe de março de 2021 a outubro de 2022) e, depois, assumido pelo Prof. Dr. Guilherme Mendes Tomaz dos Santos (Editor-chefe de outubro de 2022 a julho de 2023).

O trabalho em um periódico científico, em um contexto de falta de incentivo e de apoio à pesquisa, principalmente, nas áreas de Ciências Humanas, constitui-se tarefa cada vez mais difícil, porém, desafiadora. Mesmo diante de tamanha falta de incentivo, manter um periódico está entre as prioridades do PPGE UNIR e, em 2021, renovada, a RPP seguirá trabalhando com o intuito de contribuir com a disseminação do conhecimento científico em educação, o que, a nosso ver, materializa uma ação de resistência frente às desigualdades e ao anticientificismo.

Em 2021, renova seu sítio, seu sistema de submissões e suas normas no sentido de se adequar aos mais recentes e exigentes critérios de avaliação sem perder de vista seu contexto regional. Ainda em processo de migração de sistema, a Equipe Editorial vem trabalhando no atendimento aos autores que submeteram ao antigo sistema e no cadastro de seus novos colaboradores.

Não foi uma transição fácil. A atualização para o sistema OJS mais atual passou por uma série de etapas, o que ocasionou na não disponibilidade de todos os periódicos da UNIR, incluindo a RPP. De fevereiro a setembro de 2022, estivemos em “compasso de espera”. A partir de setembro de 2022, retomamos os trabalhos para prosseguir o trabalho de atualização da revista iniciado em 2021 e para lançarmos os números faltantes até alcançarmos o nosso fluxo normal semestral – com o lançamento de dois números anuais.

Pedimos a paciência de nossos colaboradores nesse (necessário!) momento de transição. Em breve, estaremos quites com todos os autores e abrangendo, cada vez mais, o alcance da revista.

Missão

Operar como um veículo de difusão e disseminação da pesquisa científica educacional, de cunho teórico-conceitual e/ou prático-metodológico, pertinentes à formação docente, à política e gestão educacional e às inovações tecnológicas e pedagógicas na área da Educação.  A RPP tem o objetivo de publicar artigos e resenhas que versem sobre temas, especificamente afetos à área de pesquisa do Programa de Pós-graduação strictu sensu em Educação e suas linhas de pesquisa: Formação Docente e Políticas e Gestão Educação, do curso de Mestrado Acadêmico em Educação.

Visão

Ser identificada como um veículo de comunicação científica aberta aos profissionais, estudantes e pesquisadores da área de educação e que possa suscitar o desenvolvimento ou a prospecção de possíveis políticas e práticas educacionais inovadoras na Região Norte. 

Processo de Avaliação por Pares 

Os artigos submetidos serão avaliados por no mínimo, dois pareceristas ad hoc cadastrados no sistema da RPP. Em caso de um parecer conflitante, o artigo será enviado a um terceiro revisor.

Tratando-se de uma avaliação por pares duplo cega (double blind peer review), para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. As colaborações enviadas para RPP serão recebidas pela secretaria da revista que remeterá os arquivos, sem identificação, para análise dos pareceristas anônimos para avaliação qualitativa de forma e conteúdo.

Após a avaliação, o autor receberá a informação se o artigo foi aprovado, aprovado com ressalvas ou rejeitado. Cópia dos pareceres serão enviadas aos autores. Aos autores de trabalhos aceitos para publicação poderão ser solicitados a efetuar reformulações e revisões gramaticais do texto a partir das observações contidas nos pareceres e ajustes do texto ao template disponibilizado que corresponde ao padrão gráfico da Revista.

Periodicidade

A RPP adotou em 2023 a política de publicação de fluxo contínuo.

Taxas Para Submissão e Publicação de Textos

A RPP não cobra taxas de submissão e tampouco para edição e publicação dos artigos.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do acesso ao capital acumulado pela humanidade, tanto no campo acadêmico como nas diversas esferas sociais.

Política Livre de Plágio

Verificamos a originalidade do artigo e a possível presença de plágio ou autoplágio por meio do Copyspider, um software identificador de plágio. Os trabalhos que apresentarem indícios de plágio ou autoplágio, com percentual de similaridade superior a 30%, serão prontamente rejeitados e arquivados. É essencial que os artigos sejam inéditos e livres de qualquer forma de cópia não autorizada.

Política de Direitos Autorais

Quando um artigo é submetido à RPP e é aprovado, os autores concordam em ceder, de forma não remunerada, todos os direitos de primeira publicação, bem como autorizam a Revista a redistribuir o artigo e seus metadados para os serviços de indexação e referência que seus editores considerarem apropriados. A publicação do trabalho transfere os direitos autorais para a Revista, mas os autores podem republicá-lo em outros lugares com a autorização da Revista, desde que deem crédito à publicação original mencionando o volume, número e ano.

A RPP está licenciada sob uma Licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0. Os artigos e outros trabalhos publicados nesta Revista podem ser remixados, adaptados e utilizados por terceiros para fins não comerciais, desde que atribuam a devida autoria e licenciem quaisquer novas criações sob os mesmos termos. Esta licença esta devidamente registradas e podem ser encontradas nos diretórios de políticas editoriais de revistas científicas DIADORIM e MIGUILIM.

Fontes de Indexação

Um dos principais objetivos da Revista Práxis Pedagógica é fomentar o debate e promover a difusão da pesquisa científica no campo da Educação. Desejamos ser reconhecidos como um veículo de comunicação científica acessível a profissionais, estudantes e pesquisadores dedicados à área da Pedagogia e disciplinas afins.

Neste contexto buscamos ampliar nossa presença e influência na comunidade acadêmica integrando a RPP em diversas plataformas de consulta, busca e recuperação de informações utilizadas pela comunidade educacional, a fim de promover um amplo acesso ao conhecimento e incentivar o debate no campo da Educação.

Indexadores

LivRe - Revista de Livre Acesso

Dialnet

Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, en Caribe, España y Portugal 

EZB - Elektronische Zeitschriftenbibliothek

ResearchBib

 

Suportes e fontes de apoio

PPGE/UNIR

PROPESQ UNIR

CAPES

CNPq

FAPERO