Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição deve ser original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação em outra revista.
  • A Revista aceita textos em português, inglês ou espanhol.
  • Os textos devem ser salvos no formato Word ou compatível.
  • Artigo sem identificação do(s) autor(es).
  • Preenchimento do cadastro com biografia de todos os autores.
  • Envio dos links dos currículos cadastros nas Plataforma Lattes e ORCID.
  • Limite de quatro autores para a elaboração de trabalhos.
  • Serão aceitos textos produzidos por graduandos/graduados, especialistas, mestrandos/mestres e doutorandos, desde que seja submetido em coautoria com, no mínimo, um Doutor.
  • Solicita-se o intervalo mínimo de 12 meses entre publicações de um mesmo autor.

Diretrizes para Autores

A RPP aceita artigos originais e resenhas críticas.

São aceitos para publicação trabalhos relacionados à Educação, resultantes de estudos teóricos, pesquisas, relatos de experiência, reflexões sobre práticas concretas ou debates polêmicos e/ou inovadores e atualizados na área. Os textos, em português, inglês ou espanhol, devem ser inéditos, de autores/as brasileiros/as ou estrangeiros/as. Trabalhos diferentes de artigos devem ser transformados em textos para publicação em revista científica, conforme padrão da revista.

Solicita-se que o nome dos autores não apareça no corpo do artigo. Pede-se também a eliminação de trechos que prejudiquem a garantia de anonimato na avaliação e de dados de identificação nas propriedades do documento.

Todos os dados de identificação dos autores deverão ser digitados diretamente nos campos apropriados da página de cadastramento do artigo e dos autores no sistema, incluindo nome completo do auto ou autores, endereço postal, e-mail, número do registro/cadastrado ORCID, com uma breve descrição do currículo (no máximo cinco linhas) e afiliação institucional. Esses dados não devem constar do arquivo Word (ou compatível) enviado pelo portal.

As resenhas devem referir-se à obra relacionada à Educação; ser inédita; conter a identificação completa da obra; extensão de 5 a 10 páginas, incluindo, se houver, referências; citações e referências bibliográficas atendendo as mesmas normas dos artigos; conter descrição do conteúdo da obra, sendo fiel a suas ideias principais, a seus fundamentos, a sua metodologia, etc., bem como análise crítica, ou seja, um diálogo do autor da resenha com a obra; apresentar qualidade textual em termos de estilo e linguagem acadêmica; deve expor, no início, a referência completa da obra analisada, que deve ter sido publicada nos últimos cinco anos. Os editores encaminharão a resenha para avaliação por pares quanto ao mérito quando o texto atender a todas as orientações ora especificadas.

Os artigos deverão ter entre 12 e 20 páginas, formatados para folha A4, do título às referências. Devem vir acompanhados, obrigatoriamente, do resumo, abstract e resumen (entre 100 e 250 palavras) e palavras-chave (no mínimo 3 e, no máximo, 5) em português, keywords em inglês e palabras-clave em espanhol. Os títulos devem ter no máximo 20 palavras e devem ser traduzidos para o inglês e espanhol. 

Os artigos originais devem começar com a INTRODUÇÃO seguida das demais SEÇÕES, que constituem o desenvolvimento e a CONCLUSÃO, enunciados por títulos digitados em maiúsculas, com a mesma fonte do corpo do texto, em negrito e com numeração, ajustados à margem esquerda. Ao final devem vir as REFERÊNCIAS (sem numeração) seguidas das NOTAS, se houver, com comentários e informações referentes ao texto.

O corpo do texto das seções deve ser digitado na fonte Arial, tamanho 12, justificado, espaçamento entre linhas de 1,5, com margens 2,5 cm, papel tamanho A4; recuo de 1,25 cm da esquerda para parágrafos na primeira linha e 4,0 cm para citações com mais de 3 linhas.

Siglas e abreviaturas devem estar entre parênteses e ser precedidas de seu significado completo quando do primeiro uso no texto, os acrônimos devem possuir somente a inicial maiúscula. Palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico. Para ênfase ou destaque, usar negrito ou “aspas duplas”.

 

REGRAS GERAIS PARA CITAÇÃO 

As citações devem obedecer aos critérios da NBR 10520/2002, da ABNT, a qual determina que:

1. Citação Direta com Até Três Linhas

Devem ser inseridas no texto e colocadas entre aspas duplas, seguindo o seguinte formato:

  • No final da citação: “Citação”. (Silva; Gomes, ano, p. 123).
  • No início ou inserida no texto: Segundo Silva (ano, p. 123) “Citação”, ou ainda, Silva (ano, p. 123) afirma que: “[...] citação”.

2. Citação Direta com Mais de Três Linhas

Apresentar um recuo especial de 4,0 cm, não devem ser colocadas entre aspas, a fonte deve ter tamanho 10 e o espaçamento entre linhas deve ser simples. Ao referenciar o autor, podemos utilizar o formato (Oliveira, 2020, p. 10), ou, se o autor aparecer antes da citação, podemos usar Oliveira (2020, p. 10).

3. Citação Indireta

Texto baseado na obra do autor consultado, deve ser adotado o mesmo critério anterior para a referência do autor.

4. Diferenciação de Títulos do Mesmo Autor no Mesmo Ano

Caso um autor tenha diferentes títulos publicados no mesmo ano, diferenciar adicionando uma letra depois da data (Garcia, 1995a), (Garcia, 1995b) etc.

 

SOBRE AS REFERÊNCIAS

As referências deverão conter somente os autores e os textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas da ABNT. Quando for o caso, sempre indicar o nome do tradutor após o título do livro ou artigo.

Abaixo, alguns exemplos de como proceder:

Livro:

COLL, César. Psicologia e Currículo: uma aproximação psicopedagógica à elaboração do currículo escolar. 5. ed. São Paulo: Ática, 2003.

Capítulo de livro:

GIROUX, Henry A. A Pedagogia como uma tecnologia Cultural. In: Silva, Tomaz Tadeu da (Org.). Alienígenas na Sala de Aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 85-103.

Trabalho de Conclusão de Curso (Tese, Dissertação, Monografia):

RODRIGUES, Maria Luiza da Costa. Educação Escolar e Violência: demandas, perspectivas e desafios. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2013.

Artigo em periódico eletrônico:

ALBA, Alícia de; Dias, Rosanne Evangelista. Políticas de currículo para a docência na Ibero-América. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 24, n. 74, p. 2-9, 2023. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/78112/47382. Acesso em: 30 jun. 2023.

Resumos de congresso, fóruns, seminários:

NEGRINI, Michele; Cruz, Luara Helena Knapp da;Silva, Micael, Machado da; Silva, William Machado da. Quero entender você: ações para apoiar a comunicação. In: Anais do 37º SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. 37º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. Florianópolis: UFSC/PROEX, 2019.

Legislação:

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, [1996]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 maio 2020.

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Outros critérios para formatação de seu trabalho podem ser encontrados no Template a seguir:

Template

Solicitamos que as normas acima sejam cuidadosamente seguidas; caso contrário, os textos enviados não serão considerados para avaliação.

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FASES DA AVALIAÇÃO

O processo de avaliação dos artigos obedece ao seguinte fluxo:

1. Os artigos são submetidos à leitura do Editor e avaliados quanto a sua adequação aos critérios gerais da revista. Assim, são devolvidos aos autores os trabalhos que:

a) configuram-se notadamente como simples recorte de uma dissertação ou tese, sem a devida adaptação;

b) apresentam-se sob a forma de projeto ou relatório de pesquisa;

c) não apresentam uma análise suficientemente aprofundada da temática que se propõe a discutir;

d) não centram sua problemática, nem de forma indireta, no campo da Educação;

e) possuem excessivos erros de redação, bem como de estruturação do texto, a ponto de dificultar a compreensão das partes ou mesmo do todo;

f) são meramente descritivos e não apresentam uma análise da problemática abordada;

g) não possuem a forma de trabalho científico usualmente praticada nos periódicos de Educação;

h) não cumprem as normas da revista para submissão dos artigos (formatação, citações, referências…).

Tais trabalhos serão devolvidos aos autores com a sugestão de que sejam reformulados, para efeito de nova submissão e avaliação pela revista, noutra oportunidade. Os trabalhos que não se enquadram em nenhuma das características acima serão considerados aptos para a fase seguinte.

2. Análise por pares quanto ao mérito: nessa segunda fase, a Editoria da revista encaminha o artigo sem a identificação do autor a, no mínimo, dois pareceristas da área temática específica do trabalho (membros do conselho editorial ou consultores ad hoc), de dois estados diferentes ou do exterior. Para a seleção dos pareceristas e das áreas temáticas, são consideradas as classificações da tabela de áreas do CNPq e o conjunto de informações acessíveis na plataforma Lattes.

Os pareceristas podem aceitar plenamente o artigo, aceitar solicitando reformulações ou recusar o artigo. Qualquer uma das hipóteses é justificada por um parecer descritivo.

Quando os dois pareceristas recusam o trabalho, o artigo é devolvido ao autor. Quando os dois pareceristas aceitam o trabalho, ele passa à fase seguinte. Por fim, quando um ou os dois pareceristas solicitam reformulações, o trabalho é devolvido ao autor, solicitando que o mesmo considere os pareceres e reformule o artigo no prazo de trinta dias. Quando o autor reenvia o texto reformulado, segundo as sugestões dos pareceristas, ele é reavaliado e passa à fase final.

3. Revisão e adequação do trabalho às normas da revista: uma vez aceito para publicação, o trabalho é submetido a uma revisão de linguagem e a uma normalização. O trabalho é encaminhado ao autor com as sugestões de correções e adequações, para que seja finalmente encaminhado à publicação.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.