Chamada de publicações para o Dossiê Temático "Currículo, Culturas e Conhecimentos: articulando os saberes nas Amazônias"

17/07/2024

A Revista Práxis Pedagógica - RPP (ISSN: 2237-5406), publicação eletrônica, aberta ao público, mantida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Mestrado Acadêmico, da Universidade Federal de Rondônia (Unir), abre a presente Chamada aos pesquisadores da comunidade acadêmica para o envio de artigos científicos para o Dossiê Temático denominado: Currículo, Culturas e Conhecimentos: articulando os saberes nas Amazônias, a ser publicado na edição volume 10 (2024): fluxo contínuo.

Período de submissões: 19.08 a 19.10.2024

Idiomas: Português e Espanhol

Organizadoras do Dossiê:

  • Dra. Márcia Maria Rodrigues Uchôa (Universidade Federal de Rondônia – Unir, Brasil)
  • Dra. Leila Maria Camargo – (Universidade Estadual de Roraima – Uerr, Brasil)

Justificativa:

Os contextos sociais são marcados, na contemporaneidade, pela diversidade e pluralidade culturais, resultantes dos processos de hibridismo que caracterizam as sociedades colonizadas pela modernidade ocidental. A constituição das Amazônias foi permeada, ao longo dos tempos, por processos de ocupação de pessoas originárias, de várias nacionalidades e diferentes regiões do país, conferindo um caráter plural à região, com realidades diversas que se intensificam ainda mais quando somadas às histórias, identidades e modos de vidas dos povos tradicionais.

As Amazônias são marcadas pela multiplicidade de culturas, a diversidade presente nos múltiplos territórios e a alteridade. Ao mesmo tempo em que são ricas em sociobiodiversidade, são também frágeis pela razão de que tudo nesses ecossistemas está interligado e uma vida depende da outra vida. Como observado por muitos estudiosos, a simplificação da sociobiodiversidade em monocultura representa a destruição do todo. É conhecida a importância da região para o sistema de clima do planeta. Estas são questões que urgem ser discutidas no campo curricular e formativo, tendo por objetivos formar gerações que compreendam sua importância.

A riqueza da sociobiodiversidade das Amazônias encontra-se ameaçada, sobretudo onde o agronegócio cresce progressivamente e a regra tem sido a monocultura, o parco e a desertificação que se alastram na região e pelo mundo. Deste modo, compreender a importância da região para a manutenção da vida não apenas para seus habitantes, mas para o mundo como um todo, urge. Educar, para ver na diversidade a riqueza ante o avanço da monocultura das mentes, é um debate que deve permear os currículos.

Essa sociobiodiversidade e a multiplicidade de povos, com seus modos de vidas próprios e/ou recriados/reconstituídos nos processos de convivências interculturais, ressoa, inevitavelmente, nos contextos educacionais, trazendo desafios para o campo do Currículo. Posto isto, entendemos que a construção dos Currículos, tanto da educação básica, quanto dos cursos de formação de professores, nos espaços educacionais das Amazônias devem ser mediadas pelo reconhecimento dessa sociobiodiversidade e dos saberes e conhecimentos produzidos pelos sujeitos que estão inseridos nas diferentes e diversas realidades que caracterizam a região, articulando os saberes locais com os conhecimentos científicos e filosóficos construídos ao longo da história, tendo em vista uma formação humana que seja permeada pela conexão entre a diversidade biológica, a prática de atividades sustentáveis e o manejo desses recursos por meio dos conhecimentos culturais e ancestrais das populações tradicionais, reverberando na construção de outros modos de ser, saber, e viver no contexto local.

Desse modo, o Dossiê da Revista Práxis Pedagógica visa proporcionar um diálogo sobre a articulação das identidades, conhecimentos e saberes produzidos nas Amazônias com os conhecimentos científicos e filosóficos, através do Currículo, proporcionando aos sujeitos amazônidas uma formação ampliada da realidade, que auxilie na resolução dos problemas locais e regionais. Para isso, serão selecionados entre 12 (doze) e 18 (dezoito) artigos, garantindo-se a diversidade institucional, regional e temática. Os manuscritos a serem submetidos devem estar em conformidade com todas as normas da RPP, disponíveis em Diretrizes para Autores.

A submissão de trabalhos deverá ser feita na plataforma de submissão da Revista Práxis Pedagógica (RPP): https://periodicos.unir.br/index.php/praxis, na seção Dossiê Temático: Currículo, Culturas e Conhecimentos: articulando os saberes nas Amazônias, até o dia 19.10.2024 e a publicação dos manuscritos aprovados será em dezembro/2024.

Porto Velho-RO, 17 de julho de 2024.

 

Prof.ª Dra. Márcia Maria Rodrigues Uchôa (Unir)

Prof.ª Dra. Leila Maria Camargo (Uerr)

Organizadoras do Dossiê