NEGROS E HOMOSSEXUAIS VISTOS PELA ÓTICA DA COMUNIDADE SOCIOPROFISSIONAL DE EJA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n1e2446

Palavras-chave:

gênero, diversidade, educação, escola, constituição, políticas públicas

Resumo

O presente artigo se originou a partir do projeto de intervenção por mim realizado, após sugestão no meu TCC da Pós-Graduação do curso de Gênero e Diversidade na Escola, realizado entre os anos de 2015 e 2016 na UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo.

Convém esclarecer que no TCC privilegiou-se duas das minorias menos visíveis social e politicamente: negros e homossexuais, no contexto do espaço escolar. 

O projeto de intervenção sugeriu que fosse realizada uma pesquisa escolar em duas fases que envolvesse alunos, professores, equipe de apoio escolar e comunidade do entorno a partir de relevantes informações constatadas na confecção do TCC onde se afirmava que o índice de evasão escolar é maior entre negros e homossexuais por dois motivos distintos: preconceito racial e intolerância de gênero consecutivamente. Em seguida vem, para os negros, a necessidade de trabalhar e para os homossexuais a fuga da situação. Ambas minorias são ainda vitimizadas pela escola em si que tem histórico de ser excludente.

Para dar maior veracidade escolheu-se uma escola de modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos porque ela recebe grande parte da população negra e homossexual que outrora se evadiu do ensino regular pelos motivos já expostos acima.

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Biografia do Autor

Raimundo Bartho da Silva, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Jornalismo Social - Educação

Referências

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Publicado

16/01/2018

Como Citar

Silva, R. B. da. (2018). NEGROS E HOMOSSEXUAIS VISTOS PELA ÓTICA DA COMUNIDADE SOCIOPROFISSIONAL DE EJA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Práxis Pedagógica, 1(1), 103–115. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2018v1n1e2446