FATORES DEMOGRÁFICOS ASSOCIADOS AO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2020v4n5e4487

Palavras-chave:

ensino superior, desempenho acadêmico, licenciatura

Resumo

Diferentes fatores podem estar associados direta ou indiretamente ao desempenho acadêmico, não sendo diferente nas avaliações em larga escala. Desse modo, o objetivo do estudo foi identificar os fatores demográficos associados ao desempenho dos estudantes de licenciatura em Educação Física no ENADE. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório. A pesquisa foi aplicada com 15.400 (26,52 ± 6,43 anos de idade) estudantes participantes da Edição do ENADE 2017. Destaca-se que foram utilizados os microdados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os resultados apontam um maior desempenho por parte dos estudantes do sexo feminino, de cor branca e/ou que estavam concluindo o curso na idade adequada ou desejável. Por sua vez, o público indígena, pardos ou de cor preta apresentaram os menores desempenhos no que tange a categoria “cor ou raça” e o público igual ou superior a 42 anos de idade. Diante dos principais achados, espera-se acender novas reflexões no campo social e político, em especial nos programas de assistência acadêmica.

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Biografia do Autor

Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor da Universidade Regional do Cariri (URCA). Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar.

Paulo Maia Ferreira Júnior, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Licenciado em Educação Física pela a Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Ensino de Educação Física. Membro do Grupo de Pesquisa em Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (IMPA/CNPq).

Lucas Souza Silva, Universidade Regional do Cariri (Urca)

Licenciando em Educação Física da Universidade Regional do Cariri (Urca). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (Urca).

José Airton de Freitas Pontes Junior, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-Doutorado em Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, na Universidade do Minho, Portugal. Professor efetivo da Universidade Estadual do Ceará, vinculado ao Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGE/UECE). Líder do Grupo de Pesquisa em Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (IMPA/CNPq).

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Publicado

17/08/2020

Como Citar

de Medeiros Filho, A. E. C., Ferreira Júnior, P. M., Silva, L. S., & Pontes Junior, J. A. de F. (2020). FATORES DEMOGRÁFICOS ASSOCIADOS AO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENADE. Revista Práxis Pedagógica, 4(5), 142–153. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2020v4n5e4487