FATORES DEMOGRÁFICOS ASSOCIADOS AO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENADE
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2020v4n5e4487Palavras-chave:
ensino superior, desempenho acadêmico, licenciaturaResumo
Diferentes fatores podem estar associados direta ou indiretamente ao desempenho acadêmico, não sendo diferente nas avaliações em larga escala. Desse modo, o objetivo do estudo foi identificar os fatores demográficos associados ao desempenho dos estudantes de licenciatura em Educação Física no ENADE. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório. A pesquisa foi aplicada com 15.400 (26,52 ± 6,43 anos de idade) estudantes participantes da Edição do ENADE 2017. Destaca-se que foram utilizados os microdados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os resultados apontam um maior desempenho por parte dos estudantes do sexo feminino, de cor branca e/ou que estavam concluindo o curso na idade adequada ou desejável. Por sua vez, o público indígena, pardos ou de cor preta apresentaram os menores desempenhos no que tange a categoria “cor ou raça” e o público igual ou superior a 42 anos de idade. Diante dos principais achados, espera-se acender novas reflexões no campo social e político, em especial nos programas de assistência acadêmica.
Downloads
Referências
ANDRADE, J. X.; CORRAR, L. J. Condicionantes do desempenho dos estudantes de contabilidade: evidências empíricas de natureza acadêmica, demográfica e econômica. Revista de Contabilidade da UFBA, v. 1, n. 1, p. 62-74, 2018. Disponívelem:<https://portalseer.ufba.br/index.php/rcontabilidade/article/view/2581>. Acesso em: 22 ago. 2019.
AMARO, H. D.; BEUREN, I. M. Influência de Fatores Contingenciais no Desempenho Acadêmico de Discentes do Curso de Ciências Contábeis. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), v. 12 n. 1, p. 22-44, jan./mar. 2018. Doi:http://dx.doi.org/10.17524/repec.v12i1.1581.
BAUER, A.; ALAVARSE, O, M.; OLIVEIRA, R. P. Avaliações em larga escala: uma sistematização do debate. Educação e Pesquisa, v. 41, p. 1367-1384, 2015. Doi: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508144607.
BRASIL. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Regulamentação do Sistema Nacional de avaliação do Ensino Superior-SINAES, Brasília. 2004a. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-006/2004/lei/l10.861.htm>.
Acesso em: 22 ago. 2019.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun.2014. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011- 2014/2014/Lei/L13005.htm>. Acesso em: 22 ago. 2019.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep. Ministério da Educação. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. 2015. Disponível em:<http://portal.inep.gov.br/sinaes>. Acesso em: 16 jul. 2019.
FERREIRA, M. A. Determinantes do desempenho discente no ENADE em cursos de ciências contábeis. 123 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Minas Gerais, 2015. Disponível em:<http://www.ppgcc.facic.ufu.br/content/determinantes- do-desempenho-discente-no-ENADEem-cursos-de- ci%C3%AAncias cont%C3%A1beis>. Acesso em: 22 ago. 2019.
GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, 2010. Disponível em:<http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=87315816016>. Acesso em: 22 ago. 2019.
GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009. 294 p. Disponível em:<https://www.fcc.org.br/fcc/wp- content/uploads/2019/04/Professores-do-Brasil-impasses-e-desafios.pdf>. Acesso em: 12 jun. 2020.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. Cortez editora, 2014.
MANCEBO, D.; VALE, A. A.; MARTINS, T. B. Políticas de expansão da educação superior no Brasil 1995-2010. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 60, p. 31-50, 2015. Disponível em: Disponível em:<http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27533496003>.Acesso em: 22 Ago. 2019.
MEDEIROS FILHO, A. E. C. M.; RODRIGUES, Y. S.; LOPES, J. M.; PONTES
JÚNIOR, J. A. F. Fatores associados ao desempenho discente no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE): uma revisão integrativa. Rev. Expr. Catól.,
v. 8, n. 1, p. 87-96, 2019. Doi: 10.25190/rec.v8i1.2543.
MEDEIROS FILHO, A. E. C.; ROSEIRA, I. B. R.; PONTES JUNIOR, J. A. F. Perfil
socioeconômico e desempenho de estudantes de licenciatura em Educação Física no ENADE/BRASIL. Tendências Pedagógicas. 2019.
MORICONI, G. M.; NASCIMENTO, P. A. M. M. Fatores associados ao desempenho dos concluintes de engenharia no ENADE 2011. Estudos em avaliação educacional, São Paulo, v. 25, n. 57, p. 248-278, jan./abr. 2014. Doi: http://dx.doi.org/10.18222/eae255720142831.
ROCHA, A. L. P.; LELES, C. R.; QUEIROZ, M. G. Fatores associados ao desempenho acadêmico de estudantes de Nutrição no ENADE. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 99, n. 251, p. 74-94, jan./abr. 2018. Doi:http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i251.3162.
RODRIGUES, B. C. O.; PEREIRA, J. M.; REZENDE, M. S. Determinantes do
desempenho acadêmico dos alunos dos cursos de ciências contábeis no ensino a distância, 2015. Disponível em:<http://www.adcont.net/index.php/adcont/s/pdf/rceb02_98.pdf>. Acesso em: 06 fev. 2019.
RODRIGUES, Y. S.; OLIVEIRA, K. B. B.; MEDEIROS FILHO, A. E. C.; PONTES
JUNIOR, J. A. F. Desempenho de diferentes públicos nos itens de educação física no Enem 2015: um olhar sobre a EJA. In: VII Congresso Internacional em Avaliação Educacional, 2017, Fortaleza. Avaliação e seus espaços: Desafios e Reflexões. Fortaleza: Gráfica e Editora IMPRECE, 2017.
THOMAS, J. R.; NELSON, J. K.; SILVERMAN, S. J. Métodos de pesquisa em atividade física. 6. ed. Porto Alegre: Artmed. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Praxis Pedagógica e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, todos os direitos de primeira publicação e a permissão para que Praxis Pedagógica redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.