EDUCAÇÃO E LITERATURA INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NOS CONTOS

Autores

  • Simone Lucinda Cordiro Beijo Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Eraldo Carlos Batista Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Resumo

A violência começa mesmo antes de se iniciar a fase escolar, mas é no contexto do espaço escolar que a violência simbólica passa a ser concretizada. O objetivo com este estudo foi identificar e analisar as manifestações de violências simbólicas existentes nos contos infantis representadas nas narrativas. Utilizando-se da abordagem qualitativa, as narrativas foram analisadas sob a perspectiva da Análise do Discurso. Para compor este trabalho foram selecionados três contos: os contos da Mamãe Gansa A Bela Adormecida e Cinderela, de Charles Perrault e reescritos pelos irmãos Grimm, e Branca de Neve, de autoria apenas dos irmãos Grimm. As narrativas permitiram a identificação de três categorias temáticas de análises: a beleza como alvo de perseguição e punição, a violência simbólica por meio da dominação masculina e a violência moral e física. Conclui-se que a violência simbólica existente nos contos infantis é manifestada por meio das ações instrumentais e pedagógicas e serve como um meio de reprodução da dominação de certos grupos por outros a partir do estabelecimento de valores simbólicos habituais.

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Biografia do Autor

Simone Lucinda Cordiro Beijo, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Eraldo Carlos Batista, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutor em Psicologia pela PUC/RS, Mestre em Psicologia UNIR, Professor colaborador do Departamento de Educação da UNIR Campus de Rolim de Moura - RO

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Publicado

17/08/2020

Como Citar

Beijo, S. L. C., & Batista, E. C. (2020). EDUCAÇÃO E LITERATURA INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NOS CONTOS. Revista Práxis Pedagógica, 4(5), 107–128. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/4703