CURRÍCULO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES NA ESCOLA DE MASSAS

Autores

Palavras-chave:

Práxis Pedagógica

Resumo

O objetivo desse artigo foi refletir e analisar as possibilidades mostradas pelo currículo para que a escola de massas possa inovar seus processos de ensino e aprendizagem. Assim, discutimos sobre o papel da escola de massas em relação a sua historicidade e pressupostos básicos. Pensemos também em delinear para esta escola um/a professor/a que estivesse em constante aprendizagem, mas que mantivesse profissionalismo, consciente da condição hierárquica em que se encontra estabelecido, acreditamos que a diferenciação ajuda na valorização docente. Observamos neste contexto que enquanto os professores não se aperceberem fora do enquadro de funcionários não poderão ter a consciência necessária à reivindicação de sua autonomia profissional. Terminamos por refletir a respeito do currículo que deverá ser desenvolvido por professores profissionais que se reconhecem no papel de produtores de conhecimento por meio de pesquisa. Entendemos, ainda, que as experiências vivenciadas pelos professores podem ser sistematizadas tornando-se teorias práticas que servirão de conteúdos para reflexões coletivas no âmbito da escola. Essas atividades mediadas pelas várias experiências e relatos poderão colocar os professores em sintonia com os problemas e busca mútua das respostas demandadas pelas situações que são sempre singulares. Sempre de uma perspectiva coletiva. O isolamento do/a professor/a é desmotivante para o tipo de currículo proposto como processo e práxis da escola de massas.

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Biografia do Autor

Marcelo Manoel Sousa, UFPI

UFPI/Núcleo de Assitência Estudantil

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Publicado

17/08/2020

Como Citar

Sousa, M. M. (2020). CURRÍCULO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES NA ESCOLA DE MASSAS. Revista Práxis Pedagógica, 4(5), 1–31. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/5388