CURRÍCULO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES NA ESCOLA DE MASSAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2020v4n5e5388

Palavras-chave:

escola de massas, desenvolvimento profissional, currículo

Resumo

O objetivo deste artigo foi refletir e analisar as possibilidades mostradas pelo currículo para que a escola de massas possa inovar seus processos de ensino e aprendizagem. Assim, discutimos sobre o papel da escola de massas em relação a sua historicidade e pressupostos básicos. Pensamos também em delinear para esta escola um/a professor/a que estivesse em constante aprendizagem, mas que mantivesse profissionalismo, consciente da condição hierárquica em que se encontra estabelecido (a), pois acreditamos que a diferenciação ajuda na valorização do docente. Observamos, neste contexto, que, enquanto os professores não se aperceberem fora do enquadro de funcionários, não poderão ter a consciência necessária de reivindicação de sua autonomia profissional. Terminamos por refletir a respeito do currículo que deverá ser desenvolvido por professores profissionais que se reconheçam no papel de produtores de conhecimento por meio de pesquisa. Entendemos, ainda, que as experiências vivenciadas pelos professores podem ser sistematizadas tornando-se teorias práticas que servirão de conteúdos para reflexões coletivas no âmbito da escola. Essas atividades mediadas pelas várias experiências e relatos poderão colocar os professores em sintonia com os problemas e busca mútua das respostas demandadas pelas situações que são sempre singulares, mas dentro de uma perspectiva coletiva. O isolamento do/a professor/a é desmotivante para o tipo de currículo proposto como processo e práxis da escola de massas.

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Biografia do Autor

Marcelo Manoel Sousa, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Pedagogo da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Coordenador do Projeto "Técnicas, Leituras, Interpretação e Reconstrução do Conhecimento no campus Professora Cinobelina Elvas (UFPI/CPCE). Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ética, Política e História da Educação Brasileira -(NEPHEB/CNPq), da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS/MG). Livros e artigos publicados na área da educação e formação de professores. Membro do Grupo de Pesquisa "Criança na Mídia" na Universidade Feevale (FEEVALE/RS).

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Publicado

17/08/2020

Como Citar

Sousa, M. M. (2020). CURRÍCULO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES NA ESCOLA DE MASSAS. Revista Práxis Pedagógica, 4(5), 1–31. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2020v4n5e5388