PANDEMIA NA EDUCAÇÃO E O VÍRUS DA DESIGUALDADE: E OS ALUNOS PRETOS?

Autores

  • Jackeline Chediak Silva Universidade Federal de Rondônia- UNIR
  • Rosenilda Caetano de Freitas Universidade Federal de Rondônia- UNIR
  • Samilo Takara

Palavras-chave:

Estudantes Pretos. Pandemia da Covid-19. Desigualdade.

Resumo

Esse artigo tem como objetivo geral analisar como se manifestam as desigualdades de alunos pretos ampliadas no período de pandemia da Covid-19 e ensino remoto, por meio de uma pesquisa vídeo-documental e análise sustentada em uma revisão bibliográfica. Como objetivos específicos buscamos investigar as condições ideais na perspectiva apresentada na leitura dos documentos produzidos para orientar o período de isolamento social e, a posteriori, o retorno ao ensino presencial no período pós-pandemia da Covid-19 e identificar as condições concretas de acessibilidade à educação escolar no ensino remoto para os alunos pretos no período da pandemia da Covid-19. Esse estudo de abordagem qualitativa trata-se de uma pesquisa do tipo documental. Para analisar os dados, utilizamos a categorização temática. A partir dos dados analisados, conclui-se que o ensino remoto promovido no contexto pandêmico tem se mostrado na contramão do direito à educação e inacessível aos alunos pretos. Tal inacessibilidade não ocorre somente neste contexto e a partir dele, mas é resultado de problemas sociais crônicos construídos ao longo da história da humanidade. A pesquisa aponta para um fosso entre as condições ideais e as condições concretas dos estudantes pretos, revelando que as políticas delineadas para o contexto de ensino remoto não dialogam com a realidade concreta da raça preta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jackeline Chediak Silva, Universidade Federal de Rondônia- UNIR

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Interamericana de Porto Velho (2012). Possui curso técnico de nível Médio em Magistério (2001). Desenvolveu pesquisa na área de Pedagogia de Projetos na Educação Bilíngue (eletiva). Possui certificação de formadora da Disciplina Positiva pela Positive Discipline Association. Atua em docência e na área de gestão escolar. Atualmente, é orientadora educacional e desenvolve pesquisa na área de mídia, educação e estudos culturais.

Rosenilda Caetano de Freitas, Universidade Federal de Rondônia- UNIR

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR).Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Pitágoras. Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Rondônia. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Porto Velho - UNIPEC (2006). Tem experiência na área de Educação com atuação nos ano iniciais do Ensino Fundamental. Atuou como articuladora do Sistema de Gestão Integrada na Secretaria Municipal de Educação. Atualmente é professora, especialista em educação na Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho - SEMED.

Samilo Takara

Professor Adjunto no Departamento de Educação - Campus de Rolim de Moura (DEPED-RM/UNIR). Atua como professor da Especialização em Gênero e Diversidade na Escola (GDE/UNIR). Professor Orientador na linha de Formação Docente do Mestrado Acadêmico em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/MEDUC/UNIR) - Campus José Ribeiro Filho da Universidade Federal de Rondônia. Doutor e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR). Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR (UNICENTRO/PR). Pesquisa as relações entre mídia, educação e as representações de Gênero e Sexualidades em artefatos culturais. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estudos Culturais e Educação Contemporânea (GEPECEC) e desenvolve, neste grupo, o Projeto de Pesquisa: Pedagogias midiáticas na Educação Contemporânea: impactos sobre os corpos. Realizou entre 2017 e 2019 o estágio de Pós-Doutorado júnior em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação na Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR). Tem por foco como o discurso midiático educa acerca das concepções identitárias, sexuais e culturais. Trabalha os seguintes temas: Educação, Mídias, Estudos Culturais, Formação Docente, Pedagogias culturais, Teorizações Foucaultianas, Estudos Feministas, Percepção, Fenomenologia, Sentido e Pornografia.

 

Referências

O racismo, o preconceito e a discriminação são malefícios que existem tanto na escola, quanto na sociedade, muitas vezes mascarados ou assumidos descaradamente, estando presentes nas atitudes, nos valores em normas vigentes e nos procedimentos realizados habitualmente (ÁVILA, 2010, p. 18).

Downloads

Publicado

10/06/2021

Como Citar

Chediak Silva, J., de Freitas, R. C., & Takara, S. (2021). PANDEMIA NA EDUCAÇÃO E O VÍRUS DA DESIGUALDADE: E OS ALUNOS PRETOS?. Revista Práxis Pedagógica, 6(7), 47–78. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/6191

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO