PANDEMIA NA EDUCAÇÃO E O VÍRUS DA DESIGUALDADE
E OS ALUNOS PRETOS?
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2021v6n7e6191Palavras-chave:
estudantes pretos, pandemia da Covid-19, desigualdadeResumo
Esse artigo tem como objetivo geral analisar como se manifestam as desigualdades de alunos pretos ampliadas no período de pandemia da Covid-19 e ensino remoto, por meio de uma pesquisa vídeo-documental e análise sustentada em uma revisão bibliográfica. Como objetivos específicos buscamos investigar as condições ideais na perspectiva apresentada na leitura dos documentos produzidos para orientar o período de isolamento social e, a posteriori, o retorno ao ensino presencial no período pós-pandemia da Covid-19 e identificar as condições concretas de acessibilidade à educação escolar no ensino remoto para os alunos pretos no período da pandemia da Covid-19. Esse estudo de abordagem qualitativa trata-se de uma pesquisa do tipo documental. Para analisar os dados, utilizamos a categorização temática. A partir dos dados analisados, conclui-se que o ensino remoto promovido no contexto pandêmico tem se mostrado na contramão do direito à educação e inacessível aos alunos pretos. Tal inacessibilidade não ocorre somente neste contexto e a partir dele, mas é resultado de problemas sociais crônicos construídos ao longo da história da humanidade. A pesquisa aponta para um fosso entre as condições ideais e as condições concretas dos estudantes pretos, revelando que as políticas delineadas para o contexto de ensino remoto não dialogam com a realidade concreta da raça preta.
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