EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E TRANSGÊNEROS COMO PESQUISAS NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA: EXISTEM?

Autores

  • Vinícius de Souza Santos Fundação Universidade Federal de Rondônia https://orcid.org/0000-0002-0645-8595
  • Tiago Dionisio da Silva PPGEduc/UFRRJ e SEEDUC/RJ
  • Rafael Chaves Vasconcelos Barreto SEEDUC/RJ, SME/RJ e Fundação CECIERJ.

Palavras-chave:

EJA. Transgênero. Educação. Interseccionalidade. Cartografia.

Resumo

Este artigo tem como proposição central fazer uma análise com inspiração na cartografia (mapeamento) das pesquisas realizadas na Pós-Graduação em Educação da UNIR, sobre as temáticas que se deleitam nos campos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e suas relações com as pessoas Transgêneros, e a partir disto discutir acerca dos impactos da não-existência destas discussões no PPGEduc/UNIR e na sociedade. Para isso delimitamos o período de análise das dissertações que foram produzidas no decênio de 2010-2020, e obtivemos como resultado apenas duas dissertações que versam sobre EJA e nenhuma que se propunha as análises Transgêneros, refletindo o que tem se priorizado nos níveis que vem antes da Pós-Graduação e o que tem sido gritado com mais força social, e reforça-se o movimento de exclusão e da falta de pautas sobre corpos dissidentes de sexo-gênero nas pesquisas que são imersas em diversas metodologias. Para isso utilizamos como base o conceito de interseccionalidade, formulado por Kimberlé Crenshaw (2002) ao analisar o impacto das avenidas identitárias sobre corpos marcados por avenidas identitárias, e o conceito de Transgênero, formulado por Jaqueline de Jesus (2012) e reinterpretado por Luciano Marques da Silva (2015). O resultado apontado nos desperta para refletirmos acerca das novas proposições temáticas sociais e de como devemos trazê-las para dentro da Universidade, não como um fardo, mas como um espaço de direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius de Souza Santos, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Graduando em Pedagogia, pela Universidade Federal de Rondônia, integrante e pesquisador no Grupo de Pesquisa Audre Lorde e coordenador do Projeto Viajando no Banzeiros do Madeira: narrativas beraderas.

Tiago Dionisio da Silva, PPGEduc/UFRRJ e SEEDUC/RJ

Doutorando e Mestre em Educação pela UFRRJ. Especialista em Educação e Relações Raciais e em Docência e Educação Básica pela UFF. Graduado (Licenciatura e Bacharelado) em Geografia pela UFF. Desde 2009 é professor de Geografia da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ), entre 2015 e 2018, atuou como Formador da área de Ciências Humanas na UNIVERSEEDUC/RJ. Foi coordenador pedagógico do CE Dom Pedro I entre 2019 e 2020. Desde 2020 trabalha na Coordenadoria de Articulação e Elaboração de Projetos Educacionais Inovadores (COAEP/SUPPES/SUBPAE/SEEDUC). Atua, principalmente, nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores, Relações Raciais na Educação, Ensino/aprendizagem da Geografia e Formação Continuada Docente.

Rafael Chaves Vasconcelos Barreto, SEEDUC/RJ, SME/RJ e Fundação CECIERJ.

Geógrafo (Licenciatura e Bacharelado) formado pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2007). Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE/IBGE (2010), onde foi bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e Doutor em Memória Social pela UNIRIO (2014). Atuou como servidor do quadro temporário do IBGE, na Coordenação de Cartografia - CCAR de 2006 a 2008. Participou como professor/online do projeto Gênero e Diversidade na Escola (edições 2009 e 2010) realizado pelo CLAM/IMS/UERJ e do Curso de Especialização em Gênero e Sexualidade - EGeS, na mesma instituição. Participou da elaboração do Currículo Mínimo de Geografia (modalidade EJA) da Rede Estadual do RJ e da equipe de formação continuada para professores da mesma rede. Foi Gestor de Unidade Escolar na Rede Estadual de Ensino do RJ e atualmente é Assistente II na Superintendência de Gestão das Regionais Pedagógicas da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. É bolsista pela Fundação CECIERJ (Bolsa de Incentivo à Docência) atuando na Diretoria de Extensão na elaboração de cursos de atualização e qualificação nas áreas de Ciências Humanas/Geografia e Gestão Ambiental. Especialista nas áreas ligadas à Geografia da População; Gênero e Sexualidade; Identidade e Território; Currículo e Formação Docente. 

Downloads

Publicado

10/06/2021

Como Citar

Souza Santos, V. de, da Silva, T. D., & Vasconcelos Barreto, R. C. (2021). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E TRANSGÊNEROS COMO PESQUISAS NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA: EXISTEM?. Revista Práxis Pedagógica, 6(7), 79–103. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/6198

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO