EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E TRANSGÊNEROS COMO PESQUISAS NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

EXISTEM?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69568/2237-5406.2021v6n7e6198

Palavras-chave:

EJA, transgênero, educação, interseccionalidade, cartografia

Resumo

Este artigo tem como proposição central fazer uma análise com inspiração na cartografia (mapeamento) das pesquisas realizadas na Pós-Graduação em Educação da UNIR, sobre as temáticas que se deleitam nos campos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e suas relações com as pessoas Transgêneros, e a partir disto discutir acerca dos impactos da não-existência destas discussões no PPGEduc/UNIR e na sociedade. Para isso delimitamos o período de análise das dissertações que foram produzidas no decênio de 2010- 2020, e obtivemos como resultado apenas duas dissertações que versam sobre EJA e nenhuma que se propunha as análises Transgêneros, refletindo o que tem se priorizado nos níveis que vem antes da Pós-Graduação e o que tem sido gritado com mais força social, e reforça-se o movimento de exclusão e da falta de pautas sobre corpos dissidentes de sexo-gênero nas pesquisas que são imersas em diversas metodologias. Para isso utilizamos como base o conceito de interseccionalidade, formulado por Kimberlé Crenshaw (2002) ao analisar o impacto das avenidas identitárias sobre corpos marcados por avenidas identitárias, e o conceito de Transgênero, formulado por Jaqueline de Jesus (2012) e reinterpretado por Luciano Marques da Silva (2015). O resultado apontado nos desperta para refletirmos acerca das novas proposições temáticas sociais e de como devemos trazê-las para dentro da Universidade, não como um fardo, mas como um espaço de direito.

Biografia do Autor

  • Vinícius de Souza Santos, Fundação Universidade Federal de Rondônia

    Graduando em Pedagogia, pela Universidade Federal de Rondônia, integrante e pesquisador no Grupo de Pesquisa Audre Lorde e coordenador do Projeto Viajando no Banzeiros do Madeira: narrativas beraderas.

  • Tiago Dionisio da Silva, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro

    Doutorando e Mestre em Educação pela UFRRJ. Especialista em Educação e Relações Raciais e em Docência e Educação Básica pela UFF. Graduado (Licenciatura e Bacharelado) em Geografia pela UFF. Desde 2009 é professor de Geografia da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ), entre 2015 e 2018, atuou como Formador da área de Ciências Humanas na UNIVERSEEDUC/RJ. Foi coordenador pedagógico do CE Dom Pedro I entre 2019 e 2020. Desde 2020 trabalha na Coordenadoria de Articulação e Elaboração de Projetos Educacionais Inovadores (COAEP/SUPPES/SUBPAE/SEEDUC). Atua, principalmente, nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores, Relações Raciais na Educação, Ensino/aprendizagem da Geografia e Formação Continuada Docente.

  • Rafael Chaves Vasconcelos Barreto, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro

    Geógrafo (Licenciatura e Bacharelado) formado pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2007). Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE/IBGE (2010), onde foi bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e Doutor em Memória Social pela UNIRIO (2014). Atuou como servidor do quadro temporário do IBGE, na Coordenação de Cartografia - CCAR de 2006 a 2008. Participou como professor/online do projeto Gênero e Diversidade na Escola (edições 2009 e 2010) realizado pelo CLAM/IMS/UERJ e do Curso de Especialização em Gênero e Sexualidade - EGeS, na mesma instituição. Participou da elaboração do Currículo Mínimo de Geografia (modalidade EJA) da Rede Estadual do RJ e da equipe de formação continuada para professores da mesma rede. Foi Gestor de Unidade Escolar na Rede Estadual de Ensino do RJ e atualmente é Assistente II na Superintendência de Gestão das Regionais Pedagógicas da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. É bolsista pela Fundação CECIERJ (Bolsa de Incentivo à Docência) atuando na Diretoria de Extensão na elaboração de cursos de atualização e qualificação nas áreas de Ciências Humanas/Geografia e Gestão Ambiental. Especialista nas áreas ligadas à Geografia da População; Gênero e Sexualidade; Identidade e Território; Currículo e Formação Docente. 

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Publicado

10/06/2021

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO

Como Citar

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E TRANSGÊNEROS COMO PESQUISAS NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA: EXISTEM?. (2021). Revista Práxis Pedagógica, 6(7), 79-103. https://doi.org/10.69568/2237-5406.2021v6n7e6198