EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E TRANSGÊNEROS COMO PESQUISAS NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
EXISTEM?
DOI:
https://doi.org/10.69568/2237-5406.2021v6n7e6198Palavras-chave:
EJA, transgênero, educação, interseccionalidade, cartografiaResumo
Este artigo tem como proposição central fazer uma análise com inspiração na cartografia (mapeamento) das pesquisas realizadas na Pós-Graduação em Educação da UNIR, sobre as temáticas que se deleitam nos campos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e suas relações com as pessoas Transgêneros, e a partir disto discutir acerca dos impactos da não-existência destas discussões no PPGEduc/UNIR e na sociedade. Para isso delimitamos o período de análise das dissertações que foram produzidas no decênio de 2010- 2020, e obtivemos como resultado apenas duas dissertações que versam sobre EJA e nenhuma que se propunha as análises Transgêneros, refletindo o que tem se priorizado nos níveis que vem antes da Pós-Graduação e o que tem sido gritado com mais força social, e reforça-se o movimento de exclusão e da falta de pautas sobre corpos dissidentes de sexo-gênero nas pesquisas que são imersas em diversas metodologias. Para isso utilizamos como base o conceito de interseccionalidade, formulado por Kimberlé Crenshaw (2002) ao analisar o impacto das avenidas identitárias sobre corpos marcados por avenidas identitárias, e o conceito de Transgênero, formulado por Jaqueline de Jesus (2012) e reinterpretado por Luciano Marques da Silva (2015). O resultado apontado nos desperta para refletirmos acerca das novas proposições temáticas sociais e de como devemos trazê-las para dentro da Universidade, não como um fardo, mas como um espaço de direito.
Downloads
Referências
AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019. 152p. (Feminismos Plurais/ coordenação de Djamila Ribeiro)
BARROS, Rogério Feitosa. A EJA na perspectiva da educação integral: a materialização das funções previstas em lei para esta modalidade de ensino. Porto Velho, RO, 2019.
CAETANO, Marcio Rodrigo Vale; TEIXEIRA, Tarciso Manfrenatti de Souza; SILVA JUNIOR, Paulo Melgaço da. Bichas Pretas e negões: seus fazeres curriculares em escolas das periferias. In Revista Teias, v. 20, n. 59, out/dez 2019.
CAETANO, Márcio. LIMA, Carlos Henrique L. CASTRO, Amanda M. DIVERSIDADE SEXUAL, GÊNERO E SEXUALIDADES: TEMAS
IMPORTANTES À EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA. In Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 16, n. 3, p.5-16 jul/set 2019. DOI: 10.5747/ch.2019.v16.n3.h429.
CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Revista Estudos Feministas [online], vol.10, nº 1, p.171-188, 2002.
DIFUSÃO HERÉTICA EDIÇÕES FEMINISTAS E LESBICAS
INDEPENDENTES. Textos escolhidos de Audre Lorde. Disponível em: https://www.mpba.mp.br/sites/default/files/biblioteca/direitos-humanos/direitos- da-populacao-lgbt/obras_digitalizadas/audre_lorde_-
_textos_escolhidos_portu.pdf. Acesso em 15 mar 2021.
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: história da violência nas prisões. Petrópolis: Editora Vozes, 1987.
GONZALES, Neidimar Vieira Lopes. A formação docente e os desafios da diversidade na prática pedagógica de egressos do curso de pedagogia da UNIR Campus – Ji_Paraná/RO. Porto Velho, 2013 141 f.
HILÁRIO, Rosangela Aparecida. Educação, Formação de Professores e Direitos Humanos: o silenciamento das dissidências sexuais na escola e na vida. In JUNIOR, Jonas Alves da Silva; SILVA, Maria de Lourdes Ramos da. Formação docente, Cidadania e Direitos Humanos. Curitiba: CRV, 2020, 180 p.
JESUS, Jaqueline Gomes de. Orientações sobre identidade de gênero : conceitos e termos. Brasília, 2012. 42p.
JUNQUEIRA, Rogério Diniz. A pedagogia do armário. In Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 7, n. 13, p. 481-498, jul./dez. 2013. Disponível em: http://www.esforce.org.br
LIMA, Inácia Damasceno. O curso de pedagogia da UNIR/Campus PVH e a educação de jovens e adultos: desvelando a realidade de formação dos egressos de 1998-2010 atuantes na rede pública municipal de Porto Velho/RO. Porto Velho, Rondônia, 2011. 164 f.
MIRANDA, Leila Conceição de Paula; SOUZA, Leonardo Tavares de; PEREIRA, Isabella Rodrigues Diamantino, A trajetória histórica da EJA no Brasil e suas perspectivas na atualidade In SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 5., 2016, Montes Claros. EVENTOS DO IFNMG, 2016, Montes
Claros. Anais. Disponível em: https://ifnmg.edu.br/pesquisa/11482- vseminariosic-2016 Acesso em: 15 mar 2021
OLIVEIRA, Dandara Felícia Silva; DUARTE, Marco José de Oliveira. Trabalho e Tra(ns)vesti(gêneres)lidades: elementos para uma análise. In PINHEIRO, Diógenes; REIS, Cláudia. Quando LGBTs invadem a escola e o mundo do trabalho [livro eletrônico]. -- 1. ed. – Rio de Janeiro. 2020.
OLIVEIRA, Megg Rayara Gomes de. O diabo em forma de gente: (r) existências de gays afeminados, viados e bichas pretas na educação. – Curitiba, 2017. 190 f.
PEREIRA, Paulo Fernando Soares. É preciso ouvir as vozes afro-diaspóricas do Norte-Nordeste In Revista Carta Capital [online], 2021. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/opiniao/e-preciso-ouvir-as-vozes-afro- diasporicas-do-norte-nordeste/ Acesso em: 15 mar 2021
RICHTER, Indira Zuhaira; OLIVEIRA, Andréia Machado. Cartografia como metodologia: Uma experiência de pesquisa em Artes Visuais. In Revista Paralelo[Online], edição 08, julho de 2017.
SILVA, Luciano Marques da. Trajetórias de alunos e alunas transgêneros na educação de jovens e adultos do município de Nova Iguaçu. Rio de Janeiro 2015. 152 f. Dissertação.
SILVA, Tiago Dionisio da. Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores, Relações étnico-raciais e Ensino de Geografia: aprendizados de um olhar em busca da interseccionalidade. Rio de Janeiro, 2018, 182 f. Dissertação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Praxis Pedagógica e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, todos os direitos de primeira publicação e a permissão para que Praxis Pedagógica redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.