APRESENTAÇÃO

Autores

  • MARIA RIBEIRO Maria Ribeiro Professora do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), membra da Rede para Escutas Marginais (REM/Coletivo Margens Clínicas) e pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Filosofia, Educação e Decolonialidade da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Resumo

Ocupar-me com o decênio do Mestrado Acadêmico em Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) faz saber com antecedência, e já no anúncio da tarefa, a extraordinária complexidade do enredo. Pois deverei aterrissar minha reflexão num lugar cuja particularidade geográfica não pode ser ultrapassada sem consequências – o norte do Norte do Brasil –, bem como arregimentar minha própria história como educadora para meditar sobre as implicações de uma “pedagogia engajada”, a maneira de bell Hooks (HOOKS, 2017).

Autoincensada pelo pensamento de Paulo Freire, Hooks lançou mão de uma metáfora que também nos servirá de circunstância. Certa altura, então, deitousublinha sob o fato de que a educação será libertadora quando o conjunto de viventes se der conta de que ali uma plantação que apenas viva quando o conjuntode viventes implicados no seu manejo (HOOKS, 2017, p. 26). Da ideia de “plantação”,eu dizia, desdobram-se possibilidades analíticas julgadas por mim dignas de nota e as vou aqui listando, fosse um sumário, nosso rés-dochão. Delas partiremos – daspalavras infladas em negrito, em direção ao tempo vindouro ou o próximo decênio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARIA RIBEIRO Maria Ribeiro, Professora do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), membra da Rede para Escutas Marginais (REM/Coletivo Margens Clínicas) e pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Filosofia, Educação e Decolonialidade da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Professora do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), membra da Rede para Escutas Marginais (REM/Coletivo Margens Clínicas) e pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Filosofia, Educação e Decolonialidade da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Referências

CAMARGO, Oswaldo de. O negro escrito. Apontamentos sobre a presença do negro na Literatura Brasileira. Imprensa Oficial do Estado S.A. IMESP: São Paulo, 1987.

CAPES. Cursos avaliados e reconhecidos por região. Disponível em:

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/quantitativos/quantitativoRegiao.xhtml. Último acesso em 17 abr. 2021.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Tradução de Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.

FOLHA DE SÃO PAULO. Outras coisas do “mundo civilizado chegarão ao Norte”, diz Bolsonaro. Disponível em:

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/08/outras-coisas-do-mundocivilizado-chegarao-a-regiao-norte-diz-bolsonaro.shtml. Último acesso em: 20 abr. 2020.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da

liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. 2ª. edição. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). Educação 2019. Disponível em:

https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101736_informativo.pdf. Último acesso em 19 abr. 2021

MBEMBE, Achille. Afropolitanismo. Disponível em:

file:///C:/Users/Cliente/Downloads/74-Texto%20do%20artigo-492-1-10- 20151218.pdf. Último acesso em 25 abr. 2021.

MBEMBE, Achille. Políticas da Inimizade. Tradução de Sebastião

Nascimento. São Paulo: n-1 edições, 2020.

Downloads

Publicado

10/06/2021

Como Citar

Maria Ribeiro, M. R. (2021). APRESENTAÇÃO. Revista Práxis Pedagógica, 6(7), 1–5. Recuperado de https://periodicos.unir.br/index.php/praxis/article/view/6421

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO