APRESENTAÇÃO
Resumo
Ocupar-me com o decênio do Mestrado Acadêmico em Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) faz saber com antecedência, e já no anúncio da tarefa, a extraordinária complexidade do enredo. Pois deverei aterrissar minha reflexão num lugar cuja particularidade geográfica não pode ser ultrapassada sem consequências – o norte do Norte do Brasil –, bem como arregimentar minha própria história como educadora para meditar sobre as implicações de uma “pedagogia engajada”, a maneira de bell Hooks (HOOKS, 2017).
Autoincensada pelo pensamento de Paulo Freire, Hooks lançou mão de uma metáfora que também nos servirá de circunstância. Certa altura, então, deitousublinha sob o fato de que a educação será libertadora quando o conjunto de viventes se der conta de que ali uma plantação que apenas viva quando o conjuntode viventes implicados no seu manejo (HOOKS, 2017, p. 26). Da ideia de “plantação”,eu dizia, desdobram-se possibilidades analíticas julgadas por mim dignas de nota e as vou aqui listando, fosse um sumário, nosso rés-dochão. Delas partiremos – daspalavras infladas em negrito, em direção ao tempo vindouro ou o próximo decênio.
Downloads
Referências
CAMARGO, Oswaldo de. O negro escrito. Apontamentos sobre a presença do negro na Literatura Brasileira. Imprensa Oficial do Estado S.A. IMESP: São Paulo, 1987.
CAPES. Cursos avaliados e reconhecidos por região. Disponível em:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/quantitativos/quantitativoRegiao.xhtml. Último acesso em 17 abr. 2021.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Tradução de Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.
FOLHA DE SÃO PAULO. Outras coisas do “mundo civilizado chegarão ao Norte”, diz Bolsonaro. Disponível em:
https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/08/outras-coisas-do-mundocivilizado-chegarao-a-regiao-norte-diz-bolsonaro.shtml. Último acesso em: 20 abr. 2020.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da
liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. 2ª. edição. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). Educação 2019. Disponível em:
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101736_informativo.pdf. Último acesso em 19 abr. 2021
MBEMBE, Achille. Afropolitanismo. Disponível em:
file:///C:/Users/Cliente/Downloads/74-Texto%20do%20artigo-492-1-10- 20151218.pdf. Último acesso em 25 abr. 2021.
MBEMBE, Achille. Políticas da Inimizade. Tradução de Sebastião
Nascimento. São Paulo: n-1 edições, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Praxis Pedagógica e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, todos os direitos de primeira publicação e a permissão para que Praxis Pedagógica redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.